Putin visita a Coreia do Norte este mês. Comércio entre os países aumentou nove vezes
Putin manterá conversações informais com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, durante a visita ao país asiático de 18 a 19 de junho. Posteriormente, o presidente russo vai ao Vietnã
247 - O presidente russo, Vladimir Putin, fará uma visita oficial "amigável" à Coreia do Norte de 18 a 19 de junho, informou o Kremlin nesta segunda-feira (17), enquanto as relações entre os países se aprofundam. O renascimento do relacionamento entre Moscou e Pyongyan desde o início da guerra na Ucrânia tem causado alarme entre os Estados Unidos e seus aliados na Europa e na Ásia.
"A convite do líder norte-coreano, Kim Jong Un, o presidente russo, Vladimir Putin, fará uma visita oficial amigável à República Popular Democrática da Coreia nos dias 18 e 19 de junho de 2024", disse o Kremlin em um comunicado, conforme citado pela agência Sputnik.
A Rússia e a Coreia do Norte trabalham num novo tratado de parceria abrangente, e este poderá ser assinado durante a visita do presidente Putin a Pyongyang, de 18 a 19 de junho, disse o assessor do Kremlin Yuri Ushakov.
"Mencionei os documentos que estão previstos para serem assinados, eles ainda estão sendo elaborados. Isto também se aplica ao possível acordo de parceria estratégica abrangente. Este documento também está sendo trabalhado", disse Ushakov.
O comércio entre a Rússia e a Coreia do Norte aumentou nove vezes no ano passado e atingiu 34,4 milhões de dólares, e Moscou defende a revisão das sanções do Conselho de Segurança da ONU contra Pyongyang.
Posteriormente, Putin fará uma visita de Estado ao Vietnã de 19 a 20 de junho, informou o Kremlin. “A convite do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, de 19 a 20 de junho de 2024, o presidente russo, Vladimir Putin, fará uma visita de Estado ao Vietnã”, disse o Kremlin na segunda-feira.
Está previsto discutir o estado e as perspectivas para o desenvolvimento de uma parceria estratégica abrangente entre a Rússia e o Vietnã nos domínios comercial, econômico, científico, tecnológico e humanitário, bem como trocar opiniões sobre questões atuais da agenda internacional e regional, diz o comunicado.
Uma declaração conjunta e uma série de documentos bilaterais serão assinados após as conversações.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: