TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Quem é Mohammad Mokhber, o homem que será o presidente interino do Irã

    Mokhber, de 68 anos, nasceu em 1º de setembro de 1955 e é considerado próximo ao Líder Supremo Ali Khamenei

    Mohamman Mokhber (Foto: Reuters)

    Reuters – Mohammad Mokhber, atual primeiro vice-presidente do Irã, deve assumir a presidência interina após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero, conforme previsto na constituição do país. A notícia foi divulgada pela Reuters.

    Mokhber, de 68 anos, nasceu em 1º de setembro de 1955 e é considerado próximo ao Líder Supremo Ali Khamenei, que detém a autoridade final em todas as questões de estado. Ele se tornou primeiro vice-presidente em 2021, quando Raisi foi eleito presidente.

    Entre suas funções anteriores, Mokhber foi chefe do Setad, um fundo de investimento ligado ao Líder Supremo. Em outubro, Mokhber fez parte de uma equipe de autoridades iranianas que visitou Moscou e concordou em fornecer mísseis superfície-superfície e mais drones para o exército russo, conforme fontes informaram à Reuters na época. A equipe também incluía dois altos funcionários da Guarda Revolucionária Iraniana e um oficial do Conselho Supremo de Segurança Nacional.

    Em 2010, a União Europeia incluiu Mokhber em uma lista de indivíduos e entidades sancionados por suposto envolvimento em "atividades nucleares ou de mísseis balísticos". Dois anos depois, ele foi removido da lista. Em 2013, o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou o Setad e 37 empresas sob sua supervisão a uma lista de entidades sancionadas. O Setad, cujo nome completo é Setad Ejraiye Farmane Hazrate Emam, foi criado sob uma ordem emitida pelo fundador da República Islâmica, o antecessor de Khamenei, Ayatollah Ruhollah Khomeini, para vender e gerenciar propriedades supostamente abandonadas nos anos caóticos após a Revolução Islâmica de 1979 e direcionar a maior parte dos recursos para a caridade.

    A presidência interina de Mokhber será parte de um conselho de três pessoas, juntamente com o presidente do parlamento e o chefe do judiciário, que organizará uma nova eleição presidencial dentro de 50 dias após a morte do presidente.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados