Repórter desmente acusação ucraniana de que Rússia teria atacado Memorial do Holocausto de Kiev: "nenhum monumento danificado"
"Posso informar com certeza que nenhum monumento foi danificado e nenhuma bomba, míssil ou projétil atingiu a área", escreveu o veterano correspondente Ron Ben Yishai
247, com CartaCapital - Na terça-feira, 1, o chefe do Gabinete da Presidência ucraniana, Andriy Yermak, havia afirmado que ataques aéreos atingiram o Memorial do Holocausto Babyn Dar, em Kiev. No entanto, nesta quarta-feira 2, um jornalista israelense que visitou o monumento confirmou que o local não foi atingido.
“Ontem, o governo ucraniano divulgou informações enganosas sobre os danos ao local, incluindo a monumentos e à área de sepultura judaica. Tudo isso, vi com meus próprios olhos depois de um passeio abrangente pelo local, não corresponde à realidade”, escreveu Ron Ben Yishai, em um artigo no jornal israelense Yediot Ahronot.
"Posso informar com certeza que nenhum monumento foi danificado e nenhuma bomba, míssil ou projétil atingiu a área", escreveu o veterano correspondente.
A repórter da AFP Daphné Rousseau, que está na Ucrânia, também confirmou que o Memorial do Holocausto de Kiev não foi destruído.
"O ataque aconteceu na área de Babi Yar, o local do maior massacre de judeus de Kiev na Segunda Guerra Mundial, com mais de 33.000 corpos enterrados no solo. O próprio memorial, um parque a 1 km da torre (de TV em Kiev) está intacto como você pode ver", escreveu ela, via Twitter.
A informação inicial foi divulgada pela CNN International.
Veja:
Leia a íntegra na CartaCapital.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: