Resposta ao Irã será “muito forte e duradoura”, diz embaixador de Israel na ONU
A fala ocorreu após a reunião do Conselho de Segurança da ONU na última quarta-feira
247 - O embaixador de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), Danny Danon, afirmou à CNN que o país fará uma retaliação pelos ataques do Irã “em breve”, e que a resposta será “muito forte e duradoura”, informa O Globo. A fala ocorreu após a reunião do Conselho de Segurança da ONU na última quarta-feira (3), quando representantes de Irã e Israel trocaram ameaças.
Danon reafirmou que Israel tem a capacidade de atingir qualquer alvo no Oriente Médio, mas que a resposta será calculada para evitar uma “guerra total". No entanto, o diplomata disse que a resposta será “mais severa do que o Irã jamais poderia imaginar” e que se tornou “inevitável” após Teerã lançar cerca de 200 mísseis contra o país na última terça-feira (1º).
O embaixador do Irã na ONU, Amir Saied, disse na reunião que o ataque foi feito para “restaurar o equilíbrio e a dissuasão”, e que a escalada do conflito poderia ser evitada se o Estado judeu interrompesse a guerra em Gaza e os ataques no Líbano. O iraniano pontuou, ainda, que seu país está “totalmente preparado” para tomar medidas defensivas “se necessário”.
Analistas avaliam que a resposta de Israel deve considerar ataques contra alvos relevantes dentro do território iraniano, como bases terrestres, petroquímicas e até mesmo instalações nucleares.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: