Mauro Vieira condena retirada forçada de palestinos de Gaza: 'desdobramento aterrador'
Chanceler criticou proposta de limpeza étnica em Gaza durante reunião do G20 na África do Sul
247 - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, classificou como um "desdobramento aterrador" a possibilidade de retirada forçada de palestinos da Faixa de Gaza. A declaração foi dada durante a reunião ministerial do G20, realizada nesta quinta-feira (20), na África do Sul, destaca o jornal O Globo.
Sem citar diretamente os Estados Unidos ou o presidente Donald Trump, Vieira criticou a proposta que sugere a transferência dos palestinos para outros países do Oriente Médio, como Jordânia e Egito. "A defesa da solução de dois Estados é ainda mais importante neste momento. Nesse sentido, a ideia proposta recentemente de expulsar toda a população de Gaza, em desrespeito aos princípios mais fundamentais do direito internacional, é um desdobramento aterrador", afirmou.
O chanceler também citou uma recente declaração do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reforçando a necessidade de evitar a remoção forçada de minorias: "É essencial evitar qualquer forma de limpeza de minorias étnicas".
A proposta mencionada por Vieira ecoa declarações recentes de Trump, que sugeriu que Gaza poderia se tornar a "Riviera do Oriente Médio", caso houvesse um deslocamento populacional. A declaração gerou protestos em diversas partes do mundo.
Vieira também alertou para o impacto devastador do conflito na região: "A guerra em Gaza revela quem paga o preço quando a diplomacia falha. Após 15 meses de combates, mais de 47 mil palestinos e 1.200 israelenses perderam suas vidas, incluindo muitas mulheres e crianças entre as vítimas. A Faixa de Gaza está devastada, e a maior parte de sua infraestrutura civil, destruída".
O chanceler brasileiro fez um apelo pela "implementação rigorosa" de um acordo de cessar-fogo, que inclua a retirada completa das forças israelenses de Gaza, a liberação de todos os reféns e o acesso irrestrito de ajuda humanitária à região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: