HOME > Mundo

Rússia ameaça dar ‘resposta proporcional’ se a Polônia tentar abater seus mísseis na Ucrânia

A diplomacia russa reafirma os riscos da participação direta de outros países “do lado do regime de Kiev”

Sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia (Foto: Valery Varifulin/TASS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - A Rússia dará uma resposta “concreta e apropriada” caso a Polônia tente interceptar mísseis russos sobre a Ucrânia, disse o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para a Europa, Oleg Tiapkin. As declarações foram feitas depois de Varsóvia ter afirmado que estava a considerar a possibilidade de interceptar os mísseis russos.

"Se Varsóvia ceder a um impulso aventureiro e decidir fazer tentativas de interceptar meios de ataque de longo alcance legalmente utilizados pelas nossas Forças Armadas para neutralizar ameaças militares à Rússia provenientes do território da Ucrânia, a resposta será apropriada e bastante concreta," alertou Oleg Tiapkin .

Ele acrescentou que a diplomacia russa apontou repetidamente os riscos da possível participação direta de outros países “do lado do regime de Kiev”.

"Não há negociações sobre esta questão com ninguém. A nossa posição é bem conhecida tanto por Varsóvia como pela Otan", disse o diplomata.

Anteriormente, o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radoslaw Sikorski, indicou que Varsóvia está a estudar a proposta de Kiev para abater mísseis russos. Em maio passado, o porta-voz do Ministério da Defesa polonês, Pawel Wronski, também destacou que o seu país está a considerar abater mísseis russos perto das suas fronteiras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados