Rússia ataca infraestrutura energética da Ucrânia, diz ministro do governo Zelensky
A operadora de rede nacional da Ucrânia, Ukrenergo, introduziu cortes de energia de emergência em meio ao ataque, informa o governo
Reuters - A Rússia realizou seu segundo grande ataque à infraestrutura energética da Ucrânia neste mês nesta quinta-feira (28), cortando o fornecimento de energia para pelo menos 1 milhão de pessoas em três regiões ocidentais do país, disseram autoridades.
"A infraestrutura energética é mais uma vez alvo de um ataque massivo do inimigo", escreveu o ministro ucraniano da Energia, German Galushchenko, no Facebook.
A operadora de rede nacional da Ucrânia, Ukrenergo, introduziu cortes de energia de emergência em meio ao ataque, disse Galushchenko.
A principal empresa privada de energia da Ucrânia, a DTEK, disse que os cortes de energia afetaram a capital, bem como as regiões de Kiev, Odessa, Dnipropetrovsk e Donetsk.
A Rússia já realizou 10 ataques maciços à infraestrutura energética do país, o que prejudicou o sistema e gerou temores de longos cortes de energia antes dos meses de inverno.
Durante o ataque de quinta-feira na região oeste de Rivne, o governador Oleksandr Koval disse que 280.000 consumidores sofreram cortes de energia. Ele também relatou interrupções no fornecimento de água sem elaborar sobre os danos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: