TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia demonstra apoio a novo mandato de Dilma no banco dos BRICS

    Em 2025, a Rússia poderá abrir mão de ter um nome do próprio país para manter Dilma no comando da instituição

    Dilma Rousseff e Vladimir Putin (Foto: Instagram de Dilma Rousseff via ABr)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Rússia demonstrou apoio a um novo mandato da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics, instituição que ela comanda desde abril de 2023, informa o G1. A presidência do banco é rotativa e periodicamente ocupada por um representante de um dos países do grupo, e em julho de 2025, a Rússia fará a próxima indicação. O país poderá abrir mão de ter um nome do próprio país para manter Dilma no comando da instituição.

    Dilma ganhou o apoio dos russos após defender o aumento do comércio em moedas nacionais para minimizar os "riscos políticos externos", como classificou Vladimir Putin, durante uma reunião que contou com a presença do presidente do Banco Central Russo (BCR).

    "Um aumento dos pagamentos em moedas nacionais torna possível minimizar os riscos políticos externos", disse Putin. A criação de um sistema de pagamentos internacional seria uma contraposição ao Swift (Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), do qual a maioria das instituições russas foram excluídas como sanções pela guerra contra a Ucrânia.

    O NBD é composto por um conselho de governadores, um conselho de diretores, um presidente e quatro vice-presidentes, que são indicados pelos países membros do Brics. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados