Rússia está se aproximando de atingir objetivos na Ucrânia, diz Putin
"Estamos avançando em direção à solução de nossas tarefas principais, que delineamos no início da operação militar especial", disse o presidente russo
Reuters - O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira que as forças russas estavam avançando em direção aos seus objetivos principais no campo de batalha na Ucrânia e elogiou o que ele disse ser a invencibilidade do novo míssil hipersônico da Rússia.
Respondendo a perguntas na TV estatal durante sua sessão anual de perguntas e respostas com os russos, Putin disse que as forças de Moscou estavam avançando por toda a frente de batalha.
"Devo dizer que a situação está mudando dramaticamente... Há movimento ao longo de toda a linha de frente. Todos os dias", disse ele.
Analistas militares ocidentais e russos dizem que a Rússia está avançando no leste da Ucrânia no ritmo mais rápido desde 2022, tomando vila após vila e ameaçando cidades estrategicamente importantes, como Pokrovsk, um importante centro rodoviário e ferroviário.
"Nossos combatentes estão recuperando território por quilômetro quadrado todos os dias", disse Putin.
Ele disse que a luta era complexa, então era "difícil e inútil adivinhar o que nos aguardava... (mas) estamos avançando, como você disse, em direção à solução de nossas tarefas principais, que delineamos no início da operação militar especial".
"Todos estão lutando, literalmente heroicamente. E eles estão lutando agora mesmo. Vamos desejar a todos eles...boa sorte, vitória e que retornem para casa", disse ele.
Ao discutir a presença contínua de forças ucranianas na região russa de Kursk, Putin disse que as tropas de Kiev seriam definitivamente forçadas a sair, mas se recusou a dizer exatamente quando isso aconteceria.
Putin também elogiou o que ele disse ser a invencibilidade do míssil hipersônico "Oreshnik", que a Rússia já testou em uma fábrica militar ucraniana, dizendo que estava pronto para organizar outro lançamento na Ucrânia e ver se os sistemas de defesa aérea ocidentais poderiam derrubá-lo.
"Não há chance de derrubar esses mísseis", disse Putin.
"Que os especialistas ocidentais nos proponham, e que eles proponham àqueles no Ocidente e nos EUA que os pagam por suas análises, que conduzamos algum tipo de experimento tecnológico, digamos, um duelo de alta tecnologia do século XXI".
"Deixe-os determinar algum alvo para destruição, digamos em Kiev, concentrem todas as suas forças de defesa aérea e de mísseis lá, e nós atacaremos lá com Oreshnik e veremos o que acontece. Estamos prontos para tal experimento, mas o outro lado está pronto?", ressaltou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: