Reino Unido pode enviar tropas à Ucrânia para treinar forças armadas, diz The Times
Secretário de Defesa britânico disse que tropas britânicas podem treinar o Exército ucraniano para que o Reino Unido tenha papel de liderança no conflito
247 - O Reino Unido está considerando enviar soldados para a Ucrânia com o objetivo de treinar suas forças armadas, de acordo com informações do jornal The Times, que cita o secretário de Defesa britânico, John Healey. Segundo a Sputnik, a reportagem destaca que Healey chegou a Kiev na quarta-feira (18), onde se reuniu com o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov.
Durante o encontro, Healey destacou que as tropas britânicas poderiam ser deslocadas para oferecer treinamento ao Exército ucraniano, como parte de um esforço para que o Reino Unido desempenhe um papel de liderança no conflito.
Segundo Healey, o Reino Unido precisa tornar os programas de treinamento mais alinhados às necessidades específicas da Ucrânia. O ministro britânico revelou que apresentará um plano de cinco pontos a Umerov, no qual serão delineados os detalhes do reforço do apoio britânico à Ucrânia em 2025. Este plano inclui a formação de um número maior de militares ucranianos pelas forças britânicas, o fornecimento de mais armas, assistência financeira adicional e medidas para apoiar a indústria de defesa ucraniana.
A medida ocorre em um contexto de crescente tensão com a Rússia, que advertiu, por meio do Kremlin, que a OTAN está "brincando com o fogo" ao enviar armas para a Ucrânia. Moscou afirmou que qualquer trem com equipamentos militares estrangeiros que cruzar a fronteira será considerado um "alvo legítimo" para seu Exército.
Além disso, o Kremlin argumentou que a política ocidental, em vez de facilitar as negociações entre Rússia e Ucrânia, está agravando o conflito e prejudicando a busca por uma solução diplomática.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: