TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rússia limpa praias após derramamento de óleo no Mar Negro e declara emergência na Crimeia

    Mais de 10 mil pessoas estão trabalhando para remover o óleo viscoso e de odor forte das praias. Grupos ambientais relataram mortes de animais

    Um voluntário trabalha para limpar o óleo derramado na costa após um incidente envolvendo dois navios-tanque danificados em uma tempestade no Estreito de Kerch, no assentamento de Blagoveshchenskaya, perto do resort de Anapa, no Mar Negro, na região de Krasnodar, Rússia, 21 de dezembro de 2024 (Foto: REUTERS/Sergey Pivovarov)
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – A Rússia declarou estado de emergência regional neste sábado (4) na região da Crimeia, enquanto trabalhadores limpavam toneladas de areia e terra contaminadas em ambos os lados do Estreito de Kerch, após um derramamento de óleo no Mar Negro no mês passado. As informações são da Reuters

    Mikhail Razvozhaev, governador na cidade de Sebastopol, afirmou que novos vestígios de poluição exigem eliminação urgente e declarou estado de emergência na cidade, concedendo às autoridades maior poder para tomar decisões rápidas, como ordenar evacuações.

    O Estreito de Kerch liga o Mar Negro ao Mar de Azov e separa a Península de Kerch, na Crimeia, da região de Krasnodar, na Rússia.

    Trabalhadores de resgate já limparam mais de 86 mil toneladas de areia e solo contaminados, informou o Ministério de Emergências neste sábado. O óleo vazou de dois petroleiros antigos atingidos por uma tempestade em 15 de dezembro. Um afundou e o outro encalhou.

    Mais de 10 mil pessoas estão trabalhando para remover o óleo viscoso e de odor forte das praias em Anapa, um famoso destino de verão. Grupos ambientais relataram mortes de golfinhos, toninhas e aves marinhas.

    O Ministério de Emergências informou no aplicativo Telegram que o solo contaminado foi coletado na região de Kuban, na Rússia, e na Crimeia.

    O ministério divulgou vídeos de dezenas de trabalhadores em trajes de proteção carregando sacos de terra em escavadeiras e outros retirando sujeira da areia com pás.

    O Ministério dos Transportes da Rússia afirmou esta semana que especialistas calcularam que cerca de 2.400 toneladas de produtos petrolíferos vazaram no mar, um derramamento menor do que o temido inicialmente.

    Quando o desastre ocorreu, a mídia estatal relatou que os petroleiros atingidos, ambos com mais de 50 anos, transportavam um total de cerca de 9.200 toneladas (62 mil barris) de produtos petrolíferos.

    O derramamento envolveu óleo combustível pesado de grau M100, que solidifica a uma temperatura de 25 graus Celsius e, ao contrário de outros produtos petrolíferos, não flutua na superfície, mas afunda ou permanece suspenso na coluna d'água.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados