Rússia realiza Fórum Econômico de São Petersburgo para desenvolver novas relações
Os participantes buscarão novas possibilidades para fortalecer a soberania econômica do país e resolver tarefas prioritárias para o mundo
TASS - O rumo da Rússia em direção à abertura e à ampla cooperação internacional é o foco do programa de negócios do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que começa nesta quinta-feira (16).
Os participantes buscarão novas possibilidades para fortalecer a soberania econômica do país e resolver tarefas prioritárias para a humanidade.
O 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), é especialmente simbólico. Ao longo dos anos de sua existência, tornou-se um importante evento internacional, muitas vezes chamado de Davos russo. Mas o organizador do fórum de Davos, o Fórum Econômico Mundial, embarcou este ano em um caminho de "cancelamento" e, devido às sanções ocidentais, suspendeu os contatos com o lado russo, que participa deste fórum desde 1986. No entanto, a Rússia foi discutida praticamente em todas as sessões do fórum suíço. O Fórum de São Petersburgo, ao contrário, é um dos formatos mais abertos, com delegados de mais de 120 nações do mundo, incluindo países não muito amigáveis como Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Holanda.
Nesta quinta-feira (16), o fórum contará com a presença do presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com seu secretário de imprensa, Dmitry Peskov, o presidente se reunirá com empresários para discutir a situação do setor automotivo. A reunião também contará com a presença de funcionários do governo russo. Além disso, segundo Peskov, Putin terá contatos com empresários e investidores.
Diálogos amigáveis
Os tradicionais diálogos empresariais interestaduais do fórum demonstram as novas prioridades da cooperação econômica externa do país. O diálogo Rússia-China abordará os desafios sem precedentes que os dois países enfrentam agora e seus planos de cooperação igual e mutuamente benéfica. O diálogo Rússia-África centrar-se-á na segurança alimentar e energética no continente e nos seus centros emergentes de desenvolvimento global.
O diálogo entre a União Econômica da Eurásia (EAEU) e a ASEAN discutirá o desenvolvimento de projetos ambientais e climáticos, cooperação industrial, processos de digitalização. O diálogo Rússia - América Latina se concentrará nas perspectivas de cooperação nos setores de energia, saúde, farmacêutico e de alta tecnologia. Os diálogos Rússia-Turquia e Rússia-Egito abordarão uma ampla gama de questões práticas relativas a nichos vagos no comércio, indústria e agricultura.
O tema central do fórum deste ano é Novas Oportunidades em um Novo Mundo. Também serão discutidos tópicos como: a nova ordem econômica: respondendo aos desafios do tempo. Este tema é dedicado a questões de recuperação econômica, cooperação internacional dentro da Organização de Cooperação de Xangai, BRICS e União Econômica da Eurásia (EAEU); a transformação do comércio global, eficiência das empresas no novo ambiente logístico, alternativas verdes para combustíveis tradicionais, a situação dos mercados globais de petróleo e gás.
Outro tópico é a economia russa, abordando os novos objetivos e horizontes. Este tema concentrará nos novos desafios que o país enfrenta: a transição da agenda anticrise para impulsionar o potencial de longo prazo da economia, o clima de investimento nas regiões russas, o desenvolvimento do mercado financeiro russo e do setor de P&D, etc.
Também serão abordados temas como a tecnologia moderna, investimento em desenvolvimento como investimento em pessoas, cooperação internacional em ciência, soberania digital e segurança da informação, digitalização do setor de saúde, entre outros, abordando os códigos culturais da nova realidade, o desenvolvimento de ativos de capital humano, novas competências e modelos de emprego no mundo pós-covid.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: