TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Scholz não descarta voto de confiança em seu governo antes do Natal

    Chanceler alemão explicou o cronograma inicialmente escolhido para o voto de confiança e as eleições parlamentares

    Olaf Scholz (Foto: REUTERS/David W Cerny)

    247 - O chanceler alemão Olaf Scholz não descartou realizar um voto de confiança em seu governo no Bundestag antes do Natal, celebrado na Alemanha em 25 de dezembro, e também expressou esperança de manter seu cargo após as próximas eleições, informou a Sputnik

    Anteriormente, em meio a uma divisão na coalizão governamental, Scholz afirmou que pretendia solicitar um voto de confiança ao Bundestag em 15 de janeiro de 2025, o que permitiria eleições antecipadas na Alemanha em março. Posteriormente, o líder da oposição União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, exigiu que o chanceler tomasse essa medida antes, para que as eleições pudessem ocorrer em janeiro.

    "Não tenho problema em realizar um voto de confiança antes do Natal, se todos acharem certo", disse Scholz em entrevista à emissora ARD.

    Scholz explicou o cronograma inicialmente escolhido para o voto de confiança e as eleições parlamentares com base em experiências anteriores de eleições antecipadas na Alemanha, como o fim antecipado do governo de Gerhard Schroeder em 2005.

    Apesar do colapso da coalizão governista, Scholz espera vencer as eleições novamente e liderar o governo alemão.

    "Eu assumo que o Partido Social-Democrata da Alemanha tem boas chances de formar a maior bancada no Bundestag e que eu poderei formar o próximo governo", afirmou o chanceler.

    Scholz também disse não ter dúvidas de que será o candidato dos social-democratas ao cargo de chanceler nas próximas eleições.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados