TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Síria condena EUA por roubar petróleo de vítimas do terremoto

    O governo sírio, que perdeu o controle da maioria dos poços de petróleo do país, denuncia a presença ilegal dos EUA em áreas ricas em petróleo

    Saque de petróleo na Síria pela ocupação dos EUA (Foto: Prensa Latina)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    HispanTV - O ministério das Relações Exteriores da Síria criticou, por meio de nota, o contínuo roubo e contrabando de petróleo sírio pelos Estados Unidos, que, aponta, não se importam com a necessidade urgente de energia que as vítimas do terremoto do mês passado têm, segundo informou a agência oficial SANA.

    O governo sírio, que perdeu o controle da maioria dos poços de petróleo do país, denuncia a presença ilegal dos EUA em áreas ricas em petróleo e a considera uma violação absoluta de sua soberania. Em agosto, Damasco anunciou que as tropas estadunidenses roubaram 80% da produção de petróleo do país, equivalente a 66.000 barris por dia, no primeiro semestre de 2022.

    Síria pede suspensão de sanções para ajudar vítimas do terremoto

    A pasta também criticou a conferência de doadores organizada pela União Europeia (UE) para os afetados pelo terremoto de 6 de fevereiro, que devastou o noroeste do país, onde mais de nove milhões de pessoas foram afetadas e pelo menos 6.000 morreram.

    Também acusou o bloco de "politizar" a assistência às vítimas da tragédia, ao não coordenar o evento com o governo do "país onde ocorreu o desastre" e ao não convidar "atores humanitários nacionais", como organizações organizações não governamentais sírias.

    O fato de excluir Damasco do evento, acrescenta a nota de segunda-feira, está em consonância com a imposição de "medidas coercitivas ilegais, desumanas e imorais contra o povo sírio, inclusive os afetados pelo desastre".

    O governo sírio enfatizou que a menor melhora nas condições humanas e de subsistência das vítimas requer uma vontade política honesta e a cessação imediata e incondicional da política ocidental de impor punições coletivas contra a nação síria.

    O devastador terremoto de 7,8 graus na escala Richter deixou mais de 50.000 mortos na Síria e na Turquia e agravou a crise humanitária na Síria como resultado de 12 anos de guerra.

    Enquanto toneladas de ajuda humanitária para as vítimas chegavam diariamente à Turquia, as sanções ocidentais impostas contra a Síria nos últimos doze anos impediram a chegada de qualquer assistência.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: