Suspeito de vazar documentos secretos dos EUA, guarda Jack Teixeira é detido pelo FBI
Jovem de 21 anos, Jack Teixeira seria o administrador do grupo no Discord que vazou documentos secretos dos EUA
247 — Um guarda aéreo dos Estados Unidos, Jack Teixeira, de 17 anos, foi preso, nesta quinta-feira (13), em Massachusetts, sob suspeita de ter divulgado documentos altamente confidenciais dos Estados Unidos. O FBI deteve Teixeira após realizar buscas na casa da mãe do suspeito, mas não foram divulgadas informações adicionais sobre ele.
A procuradora-geral dos EUA, Merrick Garland, afirmou que a prisão de Teixeira ocorreu sem incidentes e que ele será apresentado à Justiça nesta sexta-feira em Massachusetts. Segundo o jornal The New York Times, o líder de um grupo online onde os documentos secretos foram postados é membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts.
Em coletiva de imprensa, o Departamento de Defesa dos EUA classificou o vazamento de arquivos como um ato criminal, afirmando que foi deliberado. Jack Teixeira, um guarda nacional de 21 anos, liderou um grupo online chamado “Thug Shaker Central”, onde cerca de 20 a 30 pessoas compartilhavam conteúdo relacionado a armas, memes racistas e videogames, segundo o Times.
O Departamento de Justiça iniciou uma investigação criminal formal na semana passada e o Pentágono está avaliando os danos causados pelo que pode ser a divulgação mais prejudicial de informações confidenciais dos EUA em anos. O presidente Joe Biden afirmou que os investigadores estão se aproximando da origem do vazamento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: