Taiwan entra em alerta máximo para exercícios militares chineses
Navios militares de diversos países ocidentais vêm cruzando o estreito de Taiwan
247 - O primeiro-ministro de Taiwan, Cho Jung-tai, afirmou nesta terça-feira (22) que as forças armadas taiwanesas estarão totalmente preparadas para os exercícios militares da China ao largo da costa da província de Fujian, informou a Sputnik.
A Guarda Costeira da China informou que o país realizará exercícios militares perto da província de Fujian nesta terça-feira. A autoridade especificou as coordenadas dos exercícios, sem fornecer mais detalhes. Fujian está localizada a 170 milhas de Taiwan.
"Como nos exercícios anteriores, o Ministério da Defesa de Taiwan e as forças armadas estão comprometidos em garantir que nenhum evento inesperado ocorra e em proteger a soberania de Taiwan e a segurança de seu povo", disse Cho, citado pela Agência Central de Notícias de Taiwan, acrescentando que tais exercícios ameaçam a paz e a estabilidade regionais.
As tensões em torno de Taiwan aumentaram depois que Lai Ching-te, chefe da administração taiwanesa, afirmou que a ilha não estava sob a jurisdição da China. Pequim, que considera a ilha parte de seu território, respondeu lançando os exercícios militares Joint Sharp Sword-2024B em 14 de outubro, com o objetivo de praticar ataques conjuntos, bloqueios e o controle de áreas estratégicas.
Taiwan é governado de forma independente da China continental desde 1949. Pequim considera a ilha como sua província, enquanto Taiwan, um território com governo eleito próprio, sustenta que é um país autônomo, embora tenha evitado declarar independência. Pequim se opõe a quaisquer contatos oficiais de estados estrangeiros com Taipei e considera a soberania chinesa sobre a ilha indiscutível.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: