Termina campanha do segundo turno presidencial no Irã
Eleição será realizada nesta sexta-feira (5)
247 - O Comitê Eleitoral do Irã anunciou que a partir das 8:00 (hora local) desta quinta-feira, está proibida a divulgação de propaganda eleitoral ou a realização de outras atividades de campanha eleitoral pelos dois candidatos ou seus apoiadores para o segundo turno, informa o canal Hispan TV.
“Qualquer atividade de campanha dos candidatos para o segundo turno das eleições presidenciais do 14.º mandato está proibida depois das 08:00 da manhã desta quinta-feira, 4 de julho”, diz o anúncio.
Ele ressaltou que cerca de 61 milhões de cidadãos iranianos maiores de 18 anos estão convocados às urnas para eleger o novo presidente no segundo turno, programado para ocorrer na sexta-feira, 5 de julho.
O Líder do Irã Ali Khamenei destacou a importância de participar do segundo turno.
O Irã vê a integridade eleitoral como uma garantia para a segurança nacional
Vahidi declarou que, uma vez terminado o processo de votação, começará a contagem dos votos e os resultados finais serão anunciados o mais rápido possível.
As 14.ª eleições foram convocadas de maneira antecipada após a trágica morte do presidente Seyed Ebrahim Raisi, junto com o ministro de Assuntos Exteriores, Hosein Amir Abdolahian e outros seis acompanhantes, no dia 19 de maio, em um acidente aéreo.
Nenhum dos candidatos obteve os votos necessários para ganhar a corrida. Os dois mais votados, o ex-ministro da Saúde e destacado legislador Masud Pezeshkian e o ex-negociador nuclear iraniano Said Yalili, competirão pelo cargo de presidente da República Islâmica no segundo turno previsto para 5 de julho.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: