HOME > Mundo

Ex-ministro da Saúde reformista lidera eleições presidenciais do Irã

Masoud Pezeshkian está ligeiramente à frente do conservador Saeed Jalili, segundo a contagem preliminar

Masoud Pezeshkian (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-ministro da saúde e candidato reformista, Masoud Pezeshkian, está liderando as eleições presidenciais do Irã, de acordo com a contagem preliminar de votos. A votação ocorreu nesta sexta-feira (28).

A imprensa estatal iraniana informou que os resultados preliminares oficiais da contagem de votos são os seguintes, com um total de 2.372.866 cédulas foram contadas: Pezeshkian recebeu 973.052 votos. O ex-negociador nuclear Saeed Jalili obteve 963.615 votos, o presidente do parlamento Mohammad Bagher Ghalibaf ganhou 341.056 votos e o ex-ministro do interior Mostafa Pourmohammadi recebeu 15.625 votos -- os três são considerados conservadores. 

Em 19 de maio, o então presidente Ebrahim Raisi morreu após seu helicóptero cair no retorno ao Irã de uma visita ao Azerbaijão. As conclusões preliminares de uma investigação oficial iraniana sugerem que o helicóptero pegou fogo após atingir o topo de uma colina em meio a um nevoeiro denso.

No Irã, o presidente é o segundo oficial mais importante, depois do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei. As funções presidenciais incluem a implementação dos artigos da constituição do país e a gestão do ramo executivo. O presidente também determina o curso da política externa iraniana. 

Khamenei pediu um alto comparecimento às urnas, e o presidente interino, Mohammad Mokhber, disse que a participação eleitoral foi "robusta", de acordo com relatórios iniciais das assembleias de voto.

No entanto, vídeos compartilhados nas redes sociais sugerem que as seções eleitorais estavam com poucos eleitores em algumas regiões. Ativistas políticos e de direitos civis caracterizaram a eleição como um teatro e defenderam um boicote. (Com agências). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados