TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Terremoto de magnitude 7,7 causa destruição na Tailândia e deixa ao menos três mortos e 80 desaparecidos

      Arranha-céus desabaram em Bangkok e sirenes dispararam por toda a cidade após tremor com epicentro em Mandalai; ONU alerta para danos significativos

      Prédios no Centro de Bangkok sentrem terremoto de magnitude 7.7 (Foto: Reprodução)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar provocou destruição e mortes na Tailândia nesta sexta-feira (28). De acordo com informações do G1, o abalo foi sentido com força em Bangkok, capital tailandesa, onde um prédio em construção desabou, deixando, até o momento, três mortos e 80 desaparecidos. Em Naypyitaw, capital de Mianmar, o último balanço registra 20 mortos, segundo a agência de notícias AFP. Sirenes foram acionadas em toda a cidade, provocando correria, pânico e a evacuação de diversos edifícios.

      O epicentro do tremor foi localizado a apenas 16 km da cidade de Mandalai, em Mianmar, com profundidade de 10 km — condição que aumenta consideravelmente o impacto do terremoto na superfície. A junta militar de Mianmar declarou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalai e Naypyitaw, e iniciou operações de resgate. Ainda segundo o G1, a destruição no país inclui pontes colapsadas, prédios destruídos e bloqueios em estradas.

      A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para "danos significativos" no centro de Mianmar, enquanto a Cruz Vermelha manifestou preocupação com grandes represas e infraestrutura pública. Voos da Myanmar National Airlines foram cancelados, e as comunicações permanecem limitadas devido ao controle da junta militar sobre a internet e os meios de comunicação locais. A cidade de Yangon também registrou cenas de pânico, com pessoas fugindo dos prédios.

      Na Tailândia, além do colapso de edifícios, vídeos mostraram a água de uma piscina no terraço de um arranha-céu se transformando em cascata por conta do abalo. O governo tailandês emitiu alerta máximo para regiões centrais e do norte, enquanto equipes de emergência continuam trabalhando em busca de sobreviventes. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que está no Vietnã, não teve sua comitiva afetada, segundo o G1.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados