TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Terroristas sírios entram em Hama e Exército anuncia saída da cidade

    Exército sírio confirmou que os terroristas haviam entrado em Hama após intensos confrontos e anunciou que estava se retirando da cidade

    Pessoas deslocadas que fugiram da zona rural de Aleppo passam por carros em Tabqa, Síria 4/12/2024 REUTERS/Orhan Qereman (Foto: REUTERS/Orhan Qereman)

    247 - Os terroristas sírios conquistaram a cidade de Hama nesta quinta-feira (5), em uma vitória significativa contra as forças pró-governo do presidente Bashar al-Assad. A tomada de Hama ocorre após um avanço rápido no norte da Síria, representando um forte golpe contra o governo de Assad e seus aliados russos e iranianos.

    Segundo a agência Reuters, o Exército sírio confirmou que os rebeldes haviam entrado em Hama após intensos confrontos, e anunciou que estava se retirando da cidade com o objetivo de "preservar a vida dos civis e evitar o combate urbano". Por outro lado, os insurgentes relataram a tomada de vários bairros no nordeste da cidade, incluindo a prisão central, onde libertaram prisioneiros.

    A televisão Al Jazeera exibiu imagens dos rebeldes dentro da cidade, incluindo cenas de combatentes interagindo com civis próximos a uma rotatória, além de outros dirigindo veículos militares e ciclomotores. A conquista de Hama é vista como um importante marco no avanço dos rebeldes desde a captura de Aleppo, na semana anterior. Desde então, os terroristas insurgentes têm se movido em direção ao sul a partir de seu enclave no noroeste da Síria, tomando uma colina estratégica ao norte de Hama e avançando rapidamente para os flancos leste e oeste da cidade.

    Hama, que havia permanecido sob controle do governo sírio durante toda a guerra civil, é um ponto chave na geografia síria. Sua queda para os extremistas representa um choque para o regime de Assad e seus aliados, que viam a cidade como um bastião de controle. Localizada a mais de um terço do caminho entre Aleppo e Damasco, sua captura abre uma possível rota de avanço para os rebeldes em direção a Homs, outra cidade estratégica que serve como cruzamento entre as regiões mais populosas da Síria.

    Com o cerco em Hama, a situação na cidade se deteriorou rapidamente, com cortes na internet e ruas desertas desde a quarta-feira, segundo relatos de um morador local ouvido pela Reuters. A queda de Hama, palco de um levante islâmico que foi reprimido pelo governo de Assad em 1982, pode marcar o início de uma nova fase no conflito sírio, com a insurgência ganhando terreno e desafiando o controle central.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados