TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Tribunal nega pedido de Trump e mantém veto à deportação baseada em lei de 1798

    O presidente dos EUA, Donald Trump, usou uma lei de 1798 para deportar mais de 200 imigrantes venezuelanos

    Deportados venezuelanos dos EUA chegam a El Salvador (Foto: Secretaria de Imprensa da Presidência de El Salvador/Divulgação via REUTERS)
    José Reinaldo avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Um tribunal de apelações dos EUA rejeitou, nesta quarta-feira (26), um pedido do governo de Donald Trump para suspender uma ordem judicial que proíbe a deportação de migrantes em situação irregular com base na Lei de Inimigos Estrangeiros, de 1798.

    Reportagem do UOL aponta que por dois votos a um, os juízes do tribunal decidiram manter temporariamente a ordem de expulsar imigrantes sob a lei do século 18. No dia 15 de março, o juiz distrital James Boasberg determinou a suspensão temporária das remoções de imigrantes com base nesta lei.

    Mesmo com a determinação, o governo Trump enviou mais de 200 migrantes à prisão de segurança máxima em El Salvador no próprio dia 15. Dois dias depois, o tribunal realizou uma audiência para esclarecer se o governo dos EUA tinha ignorado uma de suas ordens. Os advogados do DoJ (Departamento de Justiça dos EUA) afirmaram que os imigrantes já haviam saído do país quando a ordem foi emitida.

    O DoJ acusou o juiz de interferir na "autoridade do presidente em matéria de segurança nacional e assuntos exteriores". Em uma publicação na Truth Social, o presidente Donald Trump chegou a pedir o impeachment do juiz Boasberg, descrevendo-o como um "agitador e causador de problemas" de extrema-esquerda.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados