HOME > Mundo

Trump diz que tentará um acordo nuclear com o Irã se for reeleito

'Faria isso', afirmou o candidato à presidência norte-americana sobre uma possível negociação com o país asiático

Donald Trump (Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Agência Sputnik - O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que tentaria concluir um acordo nuclear com o Irã se for reeleito em novembro.

"Claro, eu faria isso", disse Trump na quinta-feira, quando questionado por um repórter se consideraria fazer um acordo nuclear com o Irã.

Em 2015, o Irã assinou o acordo nuclear de 2015, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), junto com os Estados Unidos, China, Rússia, França, Alemanha e o Reino Unido, com a participação da União Europeia. Nos termos do acordo, o Irã reduziria seu programa nuclear em troca do alívio das sanções.

No entanto, os Estados Unidos se retiraram do JCPOA em 2018, sob o então presidente Donald Trump, o que levou ao colapso do acordo. Em 2021, o Irã permitiu voluntariamente que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) substituísse câmeras nas instalações nucleares da cidade de Karaj, mas afirmou que não forneceria os dados das filmagens das câmeras até que os Estados Unidos retirassem as sanções reimpostas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados