Trump elogia negociações com a Rússia na Arábia Saudita como "grande passo" em direção ao acordo de paz na Ucrânia
As delegações russa e norte-americana realizaram conversações em Riad na última terça-feira (18)
TASS - O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou as negociações entre a Rússia e os EUA na Arábia Saudita como um passo importante para resolver o conflito ucraniano.
"Nossas equipes começaram as negociações esta semana na Arábia Saudita", disse ele e agradeceu ao príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman "por sediar essas negociações históricas", que "correram muito, muito bem".
"É um grande passo. Temos que acabar com essa guerra", disse ele no fórum de investimentos administrado pela Arábia Saudita em Miami.
As delegações russa e norte-americana realizaram conversas em Riad em 18 de fevereiro. As conversas duraram 4,5 horas. A Rússia foi representada pelo Ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, pelo Assessor Presidencial Yury Ushakov e pelo CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) Kirill Dmitriev. O Secretário de Estado dos EUA Marco Rubio, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e o enviado especial para o Oriente Médio Stephen Witkoff representaram o lado dos EUA.
De acordo com Ushakov, as delegações tiveram uma conversa séria sobre todos os assuntos que planejaram discutir, incluindo aproximar as posições dos dois países e contatos sobre a Ucrânia. Lavrov disse que a conversa foi muito útil e os lados concordaram em nomear embaixadores o mais rápido possível. O Departamento de Estado, por sua vez, disse que Lavrov e Rubio concordaram na reunião em criar grupos de negociação sobre a Ucrânia e sobre cooperação futura em questões de interesse geopolítico comum.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: