TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump emite 104 ordens executivas em menos de 100 dias de governo

      Trump tem usado sua caneta presidencial em um ritmo sem precedentes na história moderna dos EUA

      Presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington - 23/01/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      Prensa Latina - Embora algumas estejam atualmente sendo contestadas na justiça, o presidente dos EUA, Donald Trump, já assinou 104 ordens executivas em menos de 100 dias de seu segundo mandato.

      O número foi atingido nesta semana. Registros mostram que Trump tem usado sua caneta presidencial em um ritmo sem precedentes na história moderna dos EUA, relata a mídia local.

      "O grande volume de reversões judiciais, particularmente nesta fase inicial do mandato do presidente, é excepcional", disse William Howell, professor de ciência política e políticas públicas na Universidade Johns Hopkins, conforme citado pela CBS News.

      Por exemplo, ordens que buscavam eliminar a cidadania por direito de nascença e uma que congelava a ajuda externa por meio do desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foram suspensas por juízes no tribunal devido a possíveis abusos do executivo, acrescentou a rede de notícias.

      Do total de decretos executivos assinados pelo presidente republicano, 17 estão relacionados ao foco principal do atual governo: cortes drásticos para reduzir o governo federal por meio do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, liderado por Elon Musk.

      A política comercial é outro foco de atenção do ocupante do Salão Oval, com 16 ordens destinadas principalmente ao ajuste de tarifas de importação.

      Mas, apesar das alegações de Trump de que essas ordens protegerão os produtores nacionais, economistas estimam que elas podem aumentar os preços ao consumidor.

      Trump também usou repetidamente ordens executivas para desregulamentar o uso de combustíveis fósseis e implementar sua agenda agressiva contra imigrantes indocumentados.

      Além disso, cinco das ordens foram direcionadas a indivíduos envolvidos em investigações relacionadas a ele ou a ex-funcionários federais que o criticaram, seja revogando suas autorizações de segurança ou cancelando seus contratos governamentais, acrescentou a publicação.

      Ao mesmo tempo, três das ordens de Trump revogaram dezenas de diretrizes da era Joe Biden (2021-2025), incluindo aquelas relacionadas à Covid-19 e às mudanças climáticas.

      O 32º presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt (1933-1945) detinha o recorde. Ele assinou 99 ordens executivas em seus primeiros 100 dias.

      Essas diretrizes presidenciais não exigem aprovação do Congresso, mas têm força de lei se a questão que as motiva estiver dentro da autoridade constitucional do presidente, que na história recente tem sido rotineiramente usada para desfazer as políticas de seus antecessores.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados