TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Ucrânia e EUA rejeitam proposta de paz apresentada por Putin

    Presidente russo estabeleceu uma série de condições para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia

    Bandeiras dos Estados Unidos e da Ucrânia (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Os Estados Unidos acreditam que o presidente russo, Vladimir Putin, não está em posição de ditar condições de paz na Ucrânia, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, nesta sexta-feira (14), após o chefe do Kremlin apresentar uma proposta de paz. 

    Mais cedo, Putin disse que a Rússia cessará imediatamente o fogo e declarará sua prontidão para negociações com a Ucrânia se Kiev retirar as tropas do território das novas regiões incorporadas à Rússia. A Rússia também exige que a Ucrânia abandone os planos de aderir à Otan e mantenha um status neutro, não-alinhado e livre de armas nucleares.

    "Ele [Putin] não está em posição de ditar à Ucrânia o que eles devem fazer para alcançar a paz ... esse é exatamente o tipo de comportamento que não queremos ver", disse Austin durante uma coletiva de imprensa na sede da Otan em Bruxelas, conforme citado pela agência Sputnik. 

    Austin afirmou que o presidente russo poderia, se quisesse, pôr fim à guerra na Ucrânia "hoje".

    O gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também rejeitou a proposta de paz de Putin. "Ela [a proposta] já foi traduzida para o ucraniano? A Bankova [uma rua em Kiev onde fica o escritório presidencial] já levou a Ucrânia e os ucranianos ao extremo. Com essas declarações, eles querem privar os cidadãos da Ucrânia de uma chance real de paz", disse Zakharova.

    Enquanto isso, o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que a proposta de paz de Putin visava privar a Ucrânia de sua soberania. "Não há novas 'propostas de paz' da Rússia... A 'proposta da RF' é assim: 1. Dê-nos seus territórios. 2. Renuncie à sua soberania e subjetividade. 3. Deixem-se desprotegidos (sem adesão a alianças). 4. Suspendam... todas as sanções de forma plena e imediata", escreveu Podolyak no X.

    Em resposta, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse à Sputnik que os ucranianos perderam mais uma chance de alcançar a paz após a recusa de Kiev à proposta de paz do presidente Putin. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados