TV 247 logo
    HOME > Mundo

    UE propõe estratégia 'Europa Primeiro' diante de ameaças comerciais de Trump

    Europa deve adotar uma postura "ofensiva", disse um alto funcionário de Bruxelas

    Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, na Bélgica 06/03/2019 (Foto: REUTERS/Yves Herman)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A União Europeia deve definir uma estratégia "Europa Primeiro" para setores empresariais chave, a fim de evitar danos de uma potencial guerra comercial com o próximo governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia para Prosperidade e Estratégia Industrial, Stephane Sejourne, em entrevista ao Financial Times publicada nesta segunda-feira (2).

    "A China diz 'Feito na China' ou os EUA dizem 'América Primeiro', nós devemos dizer 'Feito na Europa' ou 'Europa Primeiro'", afirmou Sejourne.

    A Europa deve adotar uma postura "ofensiva" para promover seus interesses estratégicos e evitar ser inundada com importações chinesas, explicou o oficial.

    "Queremos dar vida a uma política industrial europeia e a uma doutrina econômica, que até agora não tivemos... Até agora tivemos uma justaposição de diferentes medidas que às vezes não eram coerentes entre si", disse ele.

    O ex-ministro das Relações Exteriores da França afirmou que a nova Comissão Europeia, que assumiu em 1º de dezembro, planeja priorizar setores estratégicos como aço, automotivo, aeroespacial e tecnologias limpas.

    Ele acrescentou que, se os EUA restringirem o acesso à América Latina, Índia e China, a Europa não poderá absorver todo o excesso de capacidade global, o que provavelmente resultaria em uma crise econômica de curto prazo.

    Trump afirmou repetidamente que pretende introduzir tarifas adicionais sobre produtos da China e de outros países. Em 25 de novembro, o presidente eleito dos EUA prometeu aumentar em 10% as tarifas sobre mercadorias chinesas. Ele também prometeu assinar uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre todos os bens importados do México e do Canadá assim que assumir o cargo, em 20 de janeiro. (Com informações da Sputnik).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados