UE propõe estratégia 'Europa Primeiro' diante de ameaças comerciais de Trump
Europa deve adotar uma postura "ofensiva", disse um alto funcionário de Bruxelas
247 - A União Europeia deve definir uma estratégia "Europa Primeiro" para setores empresariais chave, a fim de evitar danos de uma potencial guerra comercial com o próximo governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia para Prosperidade e Estratégia Industrial, Stephane Sejourne, em entrevista ao Financial Times publicada nesta segunda-feira (2).
"A China diz 'Feito na China' ou os EUA dizem 'América Primeiro', nós devemos dizer 'Feito na Europa' ou 'Europa Primeiro'", afirmou Sejourne.
A Europa deve adotar uma postura "ofensiva" para promover seus interesses estratégicos e evitar ser inundada com importações chinesas, explicou o oficial.
"Queremos dar vida a uma política industrial europeia e a uma doutrina econômica, que até agora não tivemos... Até agora tivemos uma justaposição de diferentes medidas que às vezes não eram coerentes entre si", disse ele.
O ex-ministro das Relações Exteriores da França afirmou que a nova Comissão Europeia, que assumiu em 1º de dezembro, planeja priorizar setores estratégicos como aço, automotivo, aeroespacial e tecnologias limpas.
Ele acrescentou que, se os EUA restringirem o acesso à América Latina, Índia e China, a Europa não poderá absorver todo o excesso de capacidade global, o que provavelmente resultaria em uma crise econômica de curto prazo.
Trump afirmou repetidamente que pretende introduzir tarifas adicionais sobre produtos da China e de outros países. Em 25 de novembro, o presidente eleito dos EUA prometeu aumentar em 10% as tarifas sobre mercadorias chinesas. Ele também prometeu assinar uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre todos os bens importados do México e do Canadá assim que assumir o cargo, em 20 de janeiro. (Com informações da Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: