União Europeia não tem evidências de que a China forneça armas para a Rússia, diz Borrell
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China refutou as acusações de que a China esteja fornecendo armas para a Rússia
TASS - A União Europeia não tem evidências de fornecimento de armas chinesas para a Rússia, disse o chefe de política externa do bloco, Josep Borrell, em um fórum em Cingapura.
"A China se comprometeu a não fornecer armas [para a Rússia] e não temos evidências de que isso esteja acontecendo", disse ele, respondendo a perguntas dos participantes no fórum Shangri-La Dialogue. "Mas não há uma fronteira clara entre armas e não-armas porque há coisas que podem ter uso dual", acrescentou.
No entanto, Borrell alegou que componentes fabricados em países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, Europa e Grã-Bretanha, podem ser usados na produção de equipamentos militares russos. "Mas o problema não é só a China," ele explicou.
Pequim observou anteriormente que culpar Washington por acender o conflito na Ucrânia não resolverá a crise atual. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, refutou as acusações de que a China esteja fornecendo armas para a Rússia. "A China sempre tratou a exportação de produtos militares de maneira prudente e responsável, e controla rigorosamente a exportação de artigos de uso dual," ele enfatizou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: