Israel anuncia invasão por terra ao Líbano
Forças de Defesa de Israel disseram que os ataques terrestres são "limitados"
247 - As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram nesta segunda-feira (30) que suas forças lançaram ataques terrestres limitados contra alvos do movimento xiita libanês Hezbollah na área fronteiriça do sul do Líbano.
"De acordo com a decisão do escalão político, algumas horas atrás, as IDF começaram ataques terrestres limitados, localizados e direcionados com base em inteligência precisa contra alvos terroristas e infraestrutura do Hezbollah no sul do Líbano. Esses alvos estão localizados em vilarejos próximos à fronteira e representam uma ameaça imediata às comunidades israelenses no norte de Israel", afirmou o exército em comunicado. O documento foi citado pela agência Sputnik.
Mais cedo, o gabinete político-militar de Israel aprovou a próxima fase das operações militares na frente libanesa, informou o portal israelense Ynet.
Foi destacado que alguns ministros, durante a reunião, criticaram "vazamentos sobre a manobra" vindos do lado dos EUA, após Washington ter recebido informações atualizadas sobre o assunto de Israel.
Anteriormente, o exército israelense declarou parte do território ao longo da fronteira com o Líbano como uma zona militar fechada. Ao mesmo tempo, a mídia relatou que as forças israelenses estavam realizando intenso fogo de artilharia nas áreas fronteiriças do Líbano, e o exército libanês havia se retirado de várias posições no sul do país.
A Agence France-Presse, citando o Departamento de Estado dos EUA, informou que Israel está atualmente conduzindo operações limitadas contra o movimento Hezbollah no Líbano.
A Força Aérea e a artilharia israelense estão apoiando as forças terrestres das IDF durante a operação, atacando alvos militares, informou.
Mais cedo, a NBC News informou nesta segunda-feira, citando um oficial dos EUA, que Israel já lançou operações de reconhecimento no Líbano, incluindo pequenas missões terrestres envolvendo forças especiais. Integrantes do Hezbollah reagiram e atacaram tropas israelenses em uma faixa florestal na zona de fronteira, informou o movimento em comunicado, citado pela agência Sputnik.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: