Vencedora do Nobel da Paz é libertada da prisão no Irã para tratamento médico
Narges Mohammadi cumpre múltiplas sentenças na notória prisão de Evin, em Teerã
(Reuters) – A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a iraniana Narges Mohammadi, foi libertada da prisão de Evin após a suspensão de sua pena para realizar tratamento médico, informou seu marido, Taqi Rahmani, à Reuters nesta quarta-feira.
Mohammadi cumpre múltiplas sentenças na notória prisão de Evin, em Teerã, por acusações que incluem a disseminação de propaganda contra a República Islâmica.
"Com base na opinião do médico legista, o gabinete do Procurador de Teerã suspendeu a pena de Narges Mohammadi por três semanas, e ela foi libertada da prisão", declarou seu advogado, Mostafa Nili, na plataforma X nesta quarta-feira.
"A razão para isso é sua condição física após a remoção de um tumor e uma operação de enxerto ósseo realizada há 21 dias. Felizmente, seu tumor era benigno, mas ela precisa ser examinada a cada três meses", explicou o advogado.
Mohammadi foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2023, em reconhecimento à sua campanha de três décadas pelos direitos das mulheres e pela abolição da pena de morte no Irã.
O presidente do Comitê Nobel Norueguês, responsável pela premiação, expressou grande preocupação com o estado de saúde de Mohammadi.
"Pedimos às autoridades iranianas que encerrem permanentemente sua prisão e garantam que ela receba tratamento médico adequado para suas doenças", declarou Joergen Watne Frydnes em comunicado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: