Vice de Trump, Vance é ligado a bilionários de extrema-direita que querem acelerar o neoliberalismo
Objetivo é ampliar a desregulamentação econômica nos Estados Unidos e no mundo, usando sites de notícias e igrejas
Reuters – Antes de JD Vance iniciar sua rápida ascensão como candidato a vice-presidente dos Estados Unidos, ele co-fundou uma organização de doadores apoiada pelo Vale do Silício com o objetivo de financiar notícias de direita, operações de votação e pesquisas eleitorais. A organização busca promover a marca de nacionalismo do ex-presidente Donald Trump, segundo documentos não reportados anteriormente sobre o grupo. Fundada em 2019, a Rockbridge Network pretende influenciar a política dos EUA por meio de uma rede centralizada de grupos políticos de direita, sustentados por investidores de tecnologia que também financiaram a ascensão política de Vance. Esses documentos foram revisados pela Reuters, que também conversou com meia dúzia de fontes familiarizadas com o grupo.
A Rockbridge Network, segundo os documentos, possui um orçamento aproximado de 75 milhões de dólares para 2024 e desempenha um papel ativo na eleição presidencial de novembro. A organização exemplifica como a escolha de Vance por Trump como companheiro de chapa poderia empoderar um novo conjunto de empresários republicanos: investidores de tecnologia que apoiam uma ampla desregulamentação. Muitos desses investidores desejam enfraquecer a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, que regula Wall Street, e reduzir a supervisão sobre criptomoedas e inteligência artificial. O apoio financeiro à Rockbridge ilustra a crescente influência do Vale do Silício na política conservadora e marca uma evolução em relação aos ativistas republicanos tradicionalmente ricos, cujas redes políticas perderam influência desde que Trump assumiu o partido.
Além de financiar reportagens investigativas de direita e sondagens eleitorais, a Rockbridge também concentra esforços em mobilizar eleitores em estados decisivos e incitar o ativismo político entre frequentadores de igrejas. Super PACs, comitês de ação política que podem gastar quantias ilimitadas de dinheiro na campanha independentemente dos candidatos, fazem parte dessa estratégia. JD Vance, identificado no prospecto como co-fundador da Rockbridge, parece não manter uma relação formal com o grupo atualmente, embora mantenha laços informais e tenha falado para mais de 100 membros e doadores do grupo em um retiro semestral em abril, conforme relato de um participante e um memorando que detalha a agenda do evento.
Os documentos internos e fontes também indicam que muitos dos doadores da Rockbridge apoiam Vance politicamente, embora um porta-voz de Vance tenha se recusado a comentar sobre a Rockbridge. A campanha de Trump não respondeu às perguntas sobre o papel da rede e suas ligações com pelo menos dois membros da equipe de campanha.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: