Vieira e Kuleba reúnem-se. Lula e Zelensky conversarão
O chanceler ucraniano convidou o Brasil "para participar da implementação da Fórmula da Paz da Ucrânia"
247 - Os chanceleres do Brasil e da Ucrânia, respectivamente Mauro VIeira e Dmytro Kuleba, reuniram-se neste sábado (18) à margem da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, e definiram que o presidente Lula telefonará ao seu homólogo em Kiev, Volodymyr Zelensky, à medida que Brasília busca tornar-se intorluctor de eventuais conversações de paz.
O Itamaraty divulgou que Brasília apoiará uma resolução que circula na Assembleia Geral das Nações Unidas "na qual se conclama, pela primeira vez, a 'cessação de hostilidades'".
Por sua vez, Kuleba afirmou estar "grato ao Brasil por condenar a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia. Convidei o Brasil para participar da implementação da Fórmula da Paz da Ucrânia".
A Fórmula de Paz da Ucrânia, defendida também pelo presidente francês, Emmanuel Macron, exige uma série de pré-condições a Moscou, como um tribunal especial para crimes que teriam sido cometidos pelas tropas russas e a retirada integral delas do território ucraniano.
Moscou exige que um plano de paz para a crise deve reconhecer as novas realidades, desde a integração da Crimeia até o Donbas, onde a população russa defende a união ao país vizinho.
O chanceler Vieira receberá seu homólogo russo, Sergey Lavrov, em abril deste ano em Brasília.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: