Vitória de Trump pode redefinir relações dos EUA com a Coreia do Norte
Durante seu primeiro mandato, Trump adotou uma abordagem de "diplomacia pessoal" com Kim Jong Un
247 - A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024 nos EUA abre um novo capítulo na relação de Washington com a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, com a possibilidade de uma reavaliação da política externa em relação à península coreana.
Durante seu primeiro mandato, Trump adotou uma abordagem de "diplomacia pessoal" com Kim Jong Un, realizando duas cúpulas de alto nível com o líder norte-coreano. Essa tentativa de distensão, que incluiu até mesmo ameaças de “fogo e fúria” seguidas de um aparente afrouxamento das tensões, foi marcada por uma mescla de retórica agressiva e tentativas de aproximação diplomática.
Agor, em uma conversa telefônica com o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, logo após sua vitória, Trump expressou desejo de se encontrar com Yoon em breve para discutir a cooperação bilateral, questões de segurança relacionadas a Pyongyang.
"O presidente eleito Donald Trump expressou o desejo de se encontrar com o presidente Yoon o mais rápido possível. Trabalharemos juntos para definir um cronograma de reunião por meio de discussões", diz o comunicado do governo da Coreia do Sul.
Durante a chamada, os dois líderes discutiram também o suposto envolvimento da Coreia do Norte no conflito da Ucrânia, incluindo o envio de tropas e apoio a Moscou, além do contínuo desenvolvimento de mísseis balísticos pelo país comunista. (Com informações da RIA Novosti).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: