Xi Jinping diz que avança a cooperação de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota
Desde que a iniciativa foi apresentada em 2013, grandes conquistas foram feitas na cooperação do Cinturão e Rota, disse Xi
247 - O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou na segunda-feira (2), o avanço abrangente da cooperação de alta qualidade no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR), informa o site do Diário do Povo em português.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao discursar no quarto simpósio sobre o trabalho de construção do Cinturão e Rota.
É imperativo fortalecer a confiança estratégica, manter o foco estratégico e agir corajosamente com um senso de responsabilidade para criar um futuro mais brilhante para a cooperação do Cinturão e Rota, disse Xi.
Desde que a iniciativa foi apresentada em 2013, grandes conquistas foram feitas na cooperação do Cinturão e Rota, o que contribuiu para fortalecer a amizade da China com os países participantes e promover seu desenvolvimento econômico e social, disse Xi.
Observando que o mundo tem entrado em um novo período de turbulência e mudança nos últimos anos, ele pediu esforços para gerenciar adequadamente todos os tipos de riscos e desafios e abordar efetivamente o impacto dos conflitos geopolíticos, enquanto avança na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota.
É necessário lidar adequadamente com a relação entre fortalecer o senso de realização dos países participantes e garantir os benefícios para a China, disse Xi, pedindo medidas concretas para salvaguardar os interesses da China no exterior.
Até agora, a China tem assinado documentos de cooperação da ICR com mais de 150 países e mais de 30 organizações internacionais.
Dados do Ministério do Comércio mostraram que, até o final de 2023, as empresas chinesas estabeleceram 17 mil empresas nos países participantes da ICR, com um investimento direto acumulado superior a US$ 330 bilhões, enquanto as zonas de cooperação econômica e comercial no exterior construídas no âmbito da iniciativa criaram 530 mil empregos locais.
Xi participou das edições anteriores do simpósio, realizadas em 2016, 2018 e 2021, respectivamente.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: