Biden cobra Xi sobre presença de tropas norte-coreanas na Rússia
Relacionamento dos EUA com a China e o controle humano de armas nucleares estiveram em foco na conversa entre os presidentes
247 - Durante a cúpula da APEC em Lima, Peru, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, tiveram uma série de discussões abordando questões de segurança cibernética, controle nuclear e tensões crescentes devido à suposta presença de tropas norte-coreanas em solo russo. As conversas, descritas como francas e significativas, revelaram tanto preocupações mútuas quanto divergências profundas. As informações são da Sputnik.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou que Biden expressou uma preocupação particular em relação às alegações de que um número significativo de tropas norte-coreanas estaria envolvido em operações militares na região de Kursk, na Rússia, em apoio às forças russas contra a Ucrânia. Ele destacou que Biden reiterou sua preocupação com o impacto dessas movimentações na segurança global.
Em paralelo, Sullivan afirmou que Biden e Xi fizeram avanços no debate sobre inteligência artificial e o uso de armas nucleares, concordando pela primeira vez sobre a necessidade de manter controle humano nas decisões envolvendo armas nucleares. Ele reconheceu que a rápida evolução da tecnologia exige acordos de segurança mais robustos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: