Zelensky afirma que 'plano de ação' da cúpula na Suíça será entregue à Rússia
"A Carta da ONU é a base para nós", disse o presidente da Ucrânia
(Sputnik) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o "plano de ação" adotado na conferência sobre a Ucrânia, organizada na Suíça, será entregue à Rússia antes da segunda cúpula.
A Suíça está sediando uma conferência de alto nível sobre a Ucrânia no resort de Buergenstock, nos arredores de Lucerna, de 15 a 16 de junho. Cerca de 92 países e 55 chefes de Estado confirmaram sua participação, assim como oito organizações, incluindo a União Europeia, o Conselho Europeu e as Nações Unidas. A Rússia não recebeu um convite, mas mesmo se tivesse recebido, não participaria da conferência, disse Vladimir Khokhlov, porta-voz da embaixada russa em Berna, à Sputnik em abril.
"Não há Rússia aqui hoje ... Devemos decidir juntos o que uma paz justa significa para o mundo e como ela pode ser alcançada de maneira verdadeiramente duradoura. A Carta da ONU é a base para nós. E então, quando o plano de ação estiver na mesa, acordado por todos e transparente para as nações, ele será comunicado aos representantes da Rússia, para que possamos pôr um fim real à guerra na segunda cúpula pela paz", disse Zelensky, citado pelo portal de notícias Ukrainska Pravda, no sábado, durante a sessão plenária da conferência.
Na sexta-feira, Putin disse que a Rússia cessaria imediatamente o fogo e iniciaria negociações com a Ucrânia após Kiev retirar as tropas do território das novas regiões da Rússia e abandonar oficialmente os planos de se juntar à OTAN. Zelensky chamou a proposta de Moscou de ultimato, enquanto seu assessor Mikhail Podolyak disse que as novas iniciativas russas supostamente não continham uma "proposta de paz real".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: