TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Zelensky diz ter plano de vitória que "pode abrir caminho para uma paz confiável"

    Líder ucraniano não revelou detalhes, mas informou que apresentará estratégia aos EUA neste mês: "pontos dependem da decisão de Biden, não de Putin"

    Volodymyr Zelensky (Foto: POOL/REUTERS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou nesta sexta-feira (15) que a Ucrânia está avançando com um plano de vitória que supostamente estabelecerá as bases para uma "paz confiável". Em meio ao conflito que já se arrasta por mais de dois anos e meio, Zelensky afirmou que a estratégia será apresentada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda em setembro, informa a Reuters.

    "(O plano) pode abrir caminho para uma paz confiável – para a implementação completa da fórmula para a paz", enfatizou Zelensky, sem revelar detalhes, mas destacando que o plano é composto por poucos pontos-chave. "E todos esses pontos dependem da decisão de Biden, não de Putin".

    A guerra na Ucrânia vive um momento crítico, com as tropas russas tentando conter a contraofensiva ucraniana e fortalecer o controle sobre a região do Donbas, no leste do país. Zelensky reconheceu que a situação em Pokrovsk, um importante centro logístico na região de Donetsk, permanece complicada, mas alegou que houve uma estabilização nas últimas semanas.

    Apoio ocidental e ataques de longo alcance - A Ucrânia tem intensificado seus pedidos de apoio militar aos países ocidentais, especialmente aos Estados Unidos, para que autorizem ataques de longo alcance contra a Rússia. Zelensky afirma que essas ofensivas são essenciais para restringir a capacidade de Moscou de continuar seus ataques.

    Até o momento, os aliados ocidentais se mostraram cautelosos, temendo que tais ações possam ser vistas como uma escalada pela Rússia. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados