HOME > Parceiros

Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso e seu alinhamento com a teoria das múltiplas inteligências

Casa Arte Vida, aplica a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner, promovendo uma educação inclusiva e atendendo a diversas capacidades cognitivas.

Divulgação

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, a teoria das múltiplas inteligências vem sendo utilizada como arcabouço teórico por inúmeras escolas e organizações voltadas para o ensino inclusivo, como a Casa Arte Vida, fundada por Ana Carolina Affonso.

Através dessa metodologia, instituições de ensino oferecem uma educação inclusiva para atender à diversidade de capacidades cognitivas presentes em uma única sala de aula. Neste artigo, há mais detalhes sobre a Casa Arte Vida, fundada pela filantropa Ana Carolina Affonso, e sobre como a organização vem aplicando a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner para ajudar na educação de jovens em situações de vulnerabilidade.

Sobre a Casa Arte Vida

Fundada por Ana Carolina Affonso em 2007, a Casa Arte Vida é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos dedicada a promover o desenvolvimento social local através de programas e iniciativas relacionadas à educação. A instituição atende os moradores da região de Pedra de Guaratiba, zona oeste do município do Rio de Janeiro, que ocupa a 118ª posição do Índice de Desenvolvimento Humano, entre 126 localidades do Rio de Janeiro.

O impacto considerável da iniciativa comunitária Casa Arte Vida no território onde atua se reflete nas premiações e reconhecimentos recebidos pela organização, que vem sendo considerada uma das 100 melhores ONGs do Brasil todos os anos desde 2019, se destacando entre as 10 melhores de pequeno porte.

Quem é Ana Carolina Affonso?

Ana Carolina Borges Torrealba Affonso é uma advogada, filantropa e artista brasileira com uma carreira diversa que abrange direito, hotelaria e artes. Após trabalhar por anos nas áreas de advocacia comercial, advocacia tributária e hotelaria, Ana Carolina Affonso passou a se dedicar ao campo das artes, estudando artes plásticas, se envolvendo em sociedades museológicas e atuando com pintura em azulejos e cerâmica.

Aliando a sua paixão pela arte ao seu desejo de democratizar a educação e trazer oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, Ana Carolina Affonso criou a Casa Arte Vida, organização que luta contra as desigualdades educacionais, visando criar uma sociedade mais equitativa.

Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso e seu alinhamento com a teoria das múltiplas inteligências
Divulgação

Teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner

A teoria de inteligências múltiplas foi desenvolvida no final do século XX pelo psicólogo e professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Howard Gardner. Segundo o pesquisador, todos os seres humanos são capazes de desenvolver competências e habilidades em diferentes áreas de aprendizagem, e cada uma dessas áreas representa um tipo de inteligência. Essa teoria foi criada para questionar os métodos de avaliações que usam apenas o QI para mensurar a inteligência do indivíduo.

A teoria de inteligências múltiplas de Howard Gardner trouxe bastante visibilidade ao seu trabalho, passando a ser adotada internacionalmente por profissionais e instituições de ensino, assim como por organizações voltadas para a promoção da educação inclusiva, como é o exemplo da Casa Arte Vida, fundada por Ana Carolina Affonso.

Quais são as inteligências múltiplas

Inicialmente, Howard Gardner definiu sete vertentes de inteligência, mas, com o passar do tempo e avanços em suas pesquisas, o psicólogo incluiu as inteligências naturalista e existencialista, totalizando nove tipos de inteligência. A seguir, estão mais detalhes sobre cada uma delas:

  1. Lógico-matemática: inteligência voltada para o uso da lógica, razão e matemática na resolução de problemas.
  2. Linguística: inteligência no uso da língua para a comunicação e expressão, que abrange tanto habilidades de oratória e comunicação, quanto facilidade em aprender outras línguas.
  3. Interpessoal: inteligência que favorece os relacionamentos, voltada para a habilidade de desenvolver empatia, liderança e de conhecer a personalidade de outras pessoas.
  4. Intrapessoal: inteligência do autoconhecimento, que possibilita à pessoa ter um entendimento aprofundado sobre os seus próprios sentimentos e pensamentos.
  5. Corporal-cinestésica: inteligência voltada para o uso do corpo como forma de expressão e aquisição de conhecimentos, seja em atividades artísticas ou esportivas.
  6. Espacial: inteligência para reconhecer o mundo tridimensionalmente, favorecendo a habilidade de lidar com fenômenos relacionados com o movimento, posicionamento, perspectiva e disposição de objetos.
  7. Musical: inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com ou sem o uso de instrumentos musicais.
  8. Naturalista: inteligência voltada para a compreensão e análise dos fenômenos da natureza, usada na identificação e estudo de plantas, animais, e suas relações no ecossistema.
  9. Existencialista: último modelo a ser reconhecido por Gardner, se relaciona às interrogações e questionamentos acerca de questões existencialistas e cosmológicas.

Alguns tipos de inteligências, como a lógica-matemática e a linguística, costumam ser mais valorizadas do que outras na sala de aula, o que aumenta o preconceito e reduz as oportunidades para pessoas familiarizadas com outros tipos de inteligência. Contudo, instituições de ensino que aplicam a teoria de Howard Gardner, como a Casa Arte Vida (CAV), de Ana Carolina Affonso, permitem que jovens e crianças se desenvolvam em diferentes áreas, oferecendo uma educação inclusiva.

Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso e seu alinhamento com a teoria das múltiplas inteligências
Divulgação

Aplicações da teoria das inteligências múltiplas na educação

Na educação, já se sabe que o estímulo ao desenvolvimento de inteligências múltiplas pode ajudar estudantes a se expressarem livremente e se sentirem protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. O artigo “Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e suas Contribuições para a Educação Inclusiva: construindo uma educação para todos”, publicado em uma revista do Centro Universitário Tiradentes, avalia algumas aplicações da teoria das inteligências múltiplas no ambiente de sala de aula.

Segundo o estudo, uma das maneiras que as escolas e docentes podem aplicar a teoria de Howard Gardner para construir uma educação inclusiva na sala de aula é trazer avaliações diferenciadas e não usar essas avaliações de maneira punitiva. Além disso, o artigo propõe uma organização do currículo escolar para o aluno ter algumas poucas disciplinas obrigatórias (como português, matemática, biologia e arte), e um leque de disciplinas eletivas que possam ser escolhidas conforme o seu perfil, interesse e tipo de inteligência.

Alinhamento da CAV com a teoria das múltiplas inteligências

Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso e seu alinhamento com a teoria das múltiplas inteligências

Desde a sua fundação, a Casa Arte Vida vem implementando projetos e atividades que se alinham para o desenvolvimento das múltiplas inteligências de Gardner. As atividades multidisciplinares oferecidas pela organização para crianças e adolescentes no contraturno escolar são elaboradas a partir de metodologias ativas como Gamificação, Aprendizagem por Projetos, Educação Maker e STEAM.

Além de se pautarem na teoria de múltiplas inteligências, os projetos da CAV também usam da Pedagogia da Autonomia para tornar o aprendizado interessante e significativo para cada aluno.

Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso e seu alinhamento com a teoria das múltiplas inteligências
Divulgação

Atividades e Projetos da Casa Arte Vida

Dentre os projetos da CAV, de Ana Carolina Affonso, que dialogam com a teoria de múltiplas inteligências estão o CRIA e o Maker Lab. O Maker Lab, por exemplo, traz aulas planejadas para desenvolver habilidades como inovação, autonomia e pensamento crítico, assim como para aprimorar múltiplas habilidades dos alunos, seja na área lógica-matemática, interpessoal, intrapessoal ou espacial, por exemplo.

Semanalmente, a CAV também promove diversas atividades voltadas para o desenvolvimento de diferentes inteligências, tanto para jovens e crianças, quanto para as suas famílias. As oficinas são iniciativas encontradas com frequência na organização, como oficinas de artes plásticas, de tranças e de design de sobrancelhas, por exemplo. Crianças têm acesso a brincadeiras para o desenvolvimento da coordenação motora, de habilidades artísticas, entre outras, durante as atividades extracurriculares da CAV de Ana Carolina Affonso.

Impacto da Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso

A partir das iniciativas comunitárias pautadas na teoria das inteligências múltiplas, a Casa Arte Vida vem moldando o futuro de jovens e crianças cariocas. Esse trabalho que a organização vem fazendo na comunidade para promover a educação tecnológica e artista do público atendido faz com que a CAV seja reconhecida anualmente. Além disso, o impacto social da Casa Arte Vida se evidencia nas parcerias estabelecidas com o governo e outras entidades sociais, como com o Projeto Mulher Cidadã, que proporciona cursos e oficinas nas áreas de beleza para estimular o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres.

Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso e seu alinhamento com a teoria das múltiplas inteligências

Em suma, a Casa Arte Vida, sob a liderança visionária de Ana Carolina Affonso, exemplifica como a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner pode ser aplicada de forma prática e eficaz em um contexto educacional inclusivo. Ao reconhecer e nutrir as diversas capacidades cognitivas de jovens em situações de vulnerabilidade, a organização oferece um modelo de educação que valoriza a individualidade e promove o desenvolvimento integral.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: