Dilma explica por que o golpe mudou o modelo do pré-sal
A presidente deposta Dilma Rousseff avalia que o governo golpista de Michel Temer mudou o modelo de exploração do pré-sal como forma de beneficiar empresas estrangeiras; além de prejudicar a economia brasileira com a venda dos campos de exploração a preço de banana, a atitude lesa-pátria de Temer e seus ministros ameaçou ainda a educação dos brasileiros; "A conversa que fizeram para mudar a lei é uma conversa que engana a população brasileira", explica Dilma; "Além disso, o modelo de partilha tinha um fundo social. A parte maior, em torno de 75%, ficou para a educação. Era uma espécie de passaporte para o futuro, que já não tem no modelo de concessão", afirmou Dilma, em entrevista exclusiva à TV 247
247 - Em entrevista exclusiva à TV 247, a presidente deposta Dilma Rousseff explicou como a mudança do regime de exploração do pré-sal está relacionada ao projeto do golpe que a tirou do poder.
"Nós descobrimos o pré-sal. Nós sabemos onde está: tem um polígono no meio do oceano. Nós sabemos onde o petróleo está, qual é a qualidade dele e sabemos que há muito petróleo.
Em todos os lugares em que se sabia onde ele [o petróleo] estava, com risco baixo, e ainda com muito óleo, você tem controle do processo. Ninguém no mundo fez outro modelo que não o de partilha. E isso vale pro mundo inteiro. Vale para a Noruega, que está aqui comprando, através da sua empresa pública, que se chama Statoil", compara.
"Nós fizemos o modelo do pré-sal, que é a partilha. O que e a partilha? A maior parte do óleo, a mais importante, é do Estado brasileiro. Portanto, do povo brasileiro. A parte menor vai para os exploradores. Na partilha é mais ou menos: 70% da União e 30% das empresas", resume.
"O modelo do pré-sal foi pensado para que o Brasil tirasse o maior proveito das riquezas naturais, que agora, com a mudança promovida por Michel Temer, acabam nas mãos dos exploradores estrangeiros", avalia.
Dilma fala ainda da ameaça ao futuro do Brasil que veio com essa mudança:
"O modelo de partilha tinha um fundo social. A parte maior, em torno de 75%, ficou para a educação, e entorno de 25% para a saúde. Era uma espécie de passaporte para o futuro, que não tem no modelo de concessão. (...) A educação funciona para o futuro e para a riqueza do País. A nação enriquece se você apostar em educação", finaliza.
Inscreva-se na TV 247 e veja abaixo o trecho da entrevista em que Dilma comenta sobre o pré-sal:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: