TV 247 logo
    HOME > Poder

    Família de Nathalia Urban ainda cobra mais investigações e diz que em breve anunciará cerimônias de despedida

    Os familiares de Nathalia destacam que, por ora, não é necessária arrecadação de fundos

    Nathalia Urban, retratada por Milenna Saraiva (Foto: Milenna Saraiva )

    247 – A família da jornalista Nathalia Urban, correspondente do Brasil 247 na Escócia, divulgou um comunicado onde reafirma o pedido de mais investigações sobre as circunstâncias de sua morte prematura, ocorrida no dia 27 de setembro. Aos 36 anos, Nathalia se destacava pela coragem e pelo comprometimento com temas sensíveis da política internacional e das lutas do Sul Global. Sua família também informou que, em breve, anunciará detalhes sobre o funeral e uma cerimônia de despedida, além de atualizar sobre os próximos passos na busca por esclarecimentos sobre seu falecimento.

    No comunicado, os familiares de Nathalia destacam que ainda aguardam o encontro com o Procurador Fiscal na Escócia para tratar das investigações e que, por ora, não é necessária arrecadação de fundos, visto que todos os processos têm sido cobertos pelas autoridades locais. Caso sejam necessários recursos para custear eventuais despesas jurídicas, a arrecadação será organizada estritamente pelos familiares no Brasil e divulgada publicamente. A família também alertou para que quaisquer campanhas de arrecadação de fundos não autorizadas serão reportadas à polícia escocesa.

    O falecimento de Nathalia Urban comoveu amigos, colegas e autoridades, incluindo o presidente Lula e a primeira-dama Janja, que expressaram solidariedade pela perda de uma profissional dedicada, conhecida por seu antiimperialismo e defesa das causas de países e povos marginalizados pela ordem internacional. Nathalia era respeitada por seu carisma, pela precisão de suas análises e pela coragem em expor as injustiças do capitalismo. A forma singular com que abordava temas como direitos dos imigrantes, políticas anti-imperialistas e defesa das profissionais do sexo inspirou muitos, tornando sua trajetória um exemplo para o jornalismo comprometido com a verdade e a justiça.

    A seguir, a íntegra do comunicado divulgado pela família:

    Comunicado:

    Queridos amigos, camaradas e comunidades,

    Assim como vocês, ainda estamos sofrendo com o falecimento da Nathalia. Um mês já se passou e ainda dói, muito.

    Como vocês sabem, acreditamos fortemente que uma investigação sobre as circunstâncias que cercam o trágico falecimento de Nathalia deve acontecer, e queremos compartilhar algumas atualizações com vocês.

    Em breve, nos reuniremos com o Procurador Fiscal na Escócia, que ouvirá nossas preocupações. Também estamos organizando os próximos passos sobre o funeral de Nathalia e a celebração de sua vida.

    Neste momento, não precisamos realizar arrecadação de fundos, pois todos os processos até agora foram cobertos pelas autoridades competentes na Escócia. No entanto, pode ser que no futuro precisemos levantar fundos para custear os gastos jurídicos que possam surgir na busca por justiça para Nathalia. Qualquer esforço de arrecadação, se necessário, será estritamente gerenciado pelos familiares legais de Nathalia (sua família no Brasil) e o link será divulgado publicamente através dos meios de comunicação.

    Qualquer outro esforço de arrecadação de fundos ou beneficiários será reportado à Polícia.

    Agradecemos todas as incríveis manifestações de amor e solidariedade. Nathalia nos ensinou a fazer perguntas, e estamos fazendo o mesmo para entender os motivos de seu falecimento.

    Todas as atualizações oficiais serão postadas aqui até novo aviso.

    Nathalia Urban Presente!

    Assinado,A família de Nathalia Toledo Urban

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados