Governo estuda nome de Bruno Moretti, secretário da Casa Civil, para presidência do Conselho da Petrobras
Indicação de confiança de Lula marca nova fase na estatal. Movimentação do Planalto visa ampliar controle sobre órgãos estratégicos
247 - O Palácio do Planalto avalia a indicação de Bruno Moretti, atual secretário especial da Casa Civil, para assumir a presidência do Conselho de Administração da Petrobras. A troca ocorre em um momento estratégico, já que o atual presidente do conselho, Pietro Mendes, está prestes a ser indicado para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A movimentação busca alinhar interesses do governo federal, que é sócio majoritário da Petrobras e tem maioria no conselho para aprovar seus indicados, informa o jornal O Globo.
Bruno Moretti, nome de confiança do presidente Lula e com forte articulação dentro do governo, já ocupa um assento no Conselho de Administração da estatal e tem uma relação consolidada com a presidente da Petrobras, Magda Chambriand. Caso sua indicação se confirme, ele manterá suas funções na Casa Civil, sob a gestão de Rui Costa. A possível escolha de Moretti reforça o papel do governo na Petrobras e na articulação de seus aliados em postos-chave, como a ANP, onde Mendes será indicado para substituir Rodolfo Henrique de Saboia.
A nomeação de Mendes à ANP aguarda apenas a assinatura de Lula antes de ser enviada ao Congresso Nacional para aprovação. O movimento também é parte de uma ampliação da influência do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em órgãos reguladores. Além da substituição no Conselho de Administração da Petrobras, Silveira também terá a responsabilidade de escolher o novo titular da Secretaria de Petróleo e Gás, cargo que Mendes ocupava até o momento.
Os indicados para a diretoria de agências reguladoras precisam ser sabatinados e ter seus nomes aprovados pelo Senado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: