TV 247 logo
    HOME > Poder

    “Gravíssimo”: Moraes afirma que Silvinei fez ‘uso irregular da máquina pública para interferir no processo eleitoral’

    Ao ministro do STF, investigadores disseram que Silvinei estaria constrangendo testemunhas. Argumento justificou a prisão do ex-PRF

    Silvinei Vasques e Alexandre de Moraes (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil | Antonio Augusto/Secom/TSE)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247  - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) destacou na ordem de prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que a conduta seguida pela Polícia Federal é classificada como "ilícita e de extrema gravidade". Segundo o magistrado, houve indícios de “uso irregular da máquina pública com objetivo de interferir no processo eleitoral”

    "A conduta do investigado, narrada pela Polícia Federal, revela-se ilícita e gravíssima pois são apontados elementos indicativos do uso irregular da máquina pública com objetivo de interferir no processo eleitoral, via direcionamento tendencioso de recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores", diz Moraes no documento.

    De acordo com reportagem do jornalista Valdo Cruz, a ordem de prisão, executada na manhã desta quarta-feira (9), baseia-se nos argumentos apresentados pela Polícia Federal, que sustentam a importância da detenção de Vasques para garantir a continuidade do inquérito. De acordo com os documentos, ao menos dois servidores que ocuparam cargos de direção na PRF durante a gestão de Vasques receberam depoimentos nos quais indicaram temer o ex-diretor-geral da corporação.

     "[...] Naralúcia Leite Dias (então Chefe do Serviço de Análise de Inteligência da PRF) e Adiel Pereira Alcântara (então Coordenador de Análise de Inteligência da PRF), que aparentemente faltaram com a verdade ao prestar depoimento, conforme já relatado, indicando a presença de temor reverencial em relação à pessoa de Silvinei Vasques, a comprovar que, em liberdade, teria poder de influenciar no depoimento de eventuais testemunhas", diz Moraes ao narrar as conclusões da PF.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: