Lula desaprova foco do STF em pautas de costumes, como aborto e drogas
Na visão do presidente, discussão de tais temas pela Corte aquece a narrativa bolsonarista e gera reações do Congresso, de maioria conservadora
247 - Em diálogos recentes com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula (PT) desaprovou o fato de a Corte vir pautando temas de costumes, como descriminalização do aborto e do porte de maconha para uso pessoal, informa a coluna Painel da Folha de S. Paulo.
Na visão do presidente, estes temas aquecem a narrativa bolsonarista, cujos expoentes promovem fake news nas redes sociais associando o atual governo federal a uma agenda anti-conservadora.
Além disso, para Lula, a ação do STF também gera reações do Congresso, de maioria conservadora, o que "tumultua o ambiente legislativo para o governo". Mais recentemente, por exemplo, a questão das drogas também veio à tona, com o julgamento do STF perto de formar maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal ao mesmo tempo em que o Senado pauta a criminalização do porte de qualquer droga, independentemente da quantia.
Ainda de acordo com a reportagem da coluna Painel, "o presidente pensa em procurar ministros da corte com os quais tem mais proximidade para expor esse ponto de vista".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: