TV 247 logo
    HOME > Poder

    Lula discute paz na Ucrânia com Xi Jinping

    O presidente Lula também afirmou ter conversado com o líder chinês acerca da 'participação dos dois países na cúpula dos BRICS'

    O presidente da China, Xi Jinping recebe no Grande Palácio do Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Artilharia ucraniana dispara durante combates perto da cidade ucraniana de Bakhmut (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Kai Pfaffenbach)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta quinta-feira (25) que teve uma conversa com o presidente da China, Xi Jinping, sobre a proposta defendida pelos dois mandatários, de criar um grupo de países para negociar o fim da guerra na Ucrânia, ocupada por tropas da Rússia.  

    "Conversei por telefone com o Presidente da China, Xi Jinping. Falamos sobre a conjuntura global, a necessidade da paz na Ucrânia, a participação dos nossos países na cúpula dos BRICS em agosto. E sobre nossa parceria estratégica em âmbito bilateral", disse Lula. 

    O chefe do Executivo brasileiro também vem defendendo o fortalecimento dos Brics, formado por cinco países - Brasil, Rússia,  Índia, China e África do Sul. Lula já se posicionou a favor, por exemplo, de uma ajuda do bloco a países não integrantes do grupo como a Argentina. 

    O presidente Lula vem retomando as relações diplomáticas com o govenro chinês, agredido em algumas ocasiões pela administração de Jair Bolsonaro (PL) no Brasil. 

    Na área econômica, por exemplo, os governos Lula e Xinping fizeram esta ano 20 acordos envolvendo empresas brasileiras e chinesas este ano. Ao menos 15 acordos fechados pelos dois países totalizam cerca de R$ 50 bilhões

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: