TV 247 logo
    HOME > Poder

    Negação do resultado da eleição é crime e atentado ao Estado Democrático de Direito, diz Toffoli

    Ministro do Supremo afirmou que qualquer evento no Brasil semelhante à invasão ao Capitólio, nos EUA, será tratado como "subversão" ou "rebelião"

    Dias Toffoli (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli afirmou à CNN Brasil na manhã desta sexta-feira (19), quando perguntado sobre a possibilidade de um evento no Brasil tal qual a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, que negar o resultado da eleição é crime e um atentado ao Estado Democrático de Direito.

    A invasão ao Capitólio ocorreu em 6 de janeiro de 2021, quando o então presidente estadunidense, Donald Trump, foi derrotado nas urnas e, alegando fraude no sistema eleitoral, incitou seus apoiadores a uma revolta contra o Legislativo, que iria naquele dia oficializar a vitória de seu adversário, Joe Biden, no pleito.

    >>> ­Oposição vai ao Supremo contra empresários bolsonaristas que defendem golpe

    "Eu entendo que o próprio exemplo norte-americano mostrou o fracasso que é esse tipo de atitude que não se dá dentro das regras do jogo. Alguma coisa como essa, na verdade, é tipificada no nosso próprio ordenamento como crime, como um atentado ao Estado Democrático de Direito, como uma subversão, uma rebelião. Neste sentido, penso que a sociedade brasileira está madura o suficiente, e atos recentes acontecidos demonstram isso. As instituições estão fortes, estão sólidas", afirmou o ministro.

    Questionado sobre o 'humor' das Forças Armadas, constantemente evocadas por Jair Bolsonaro (PL) para ameaçar a democracia, em relação às eleições, Toffoli garantiu que os militares sabem de seu papel de obediência à Constituição.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: