Nomeação de juíza negra ao STF ampliaria o horizonte de possibilidades, diz Soraia Mendes
Advogada, que tem ganhado destaque entre os nomes cotados ao STF, afirma à TV 247 que uma mulher negra na Corte seria mais do que simbólico. Assista
247 - A advogada Soraia Mendes tem ganhado destaque no debate nacional à medida que se aproxima a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula. Ela é uma das figuras cujos nomes têm sido fortemente defendidos por movimentos sociais que pedem a indicação de uma mulher negra para a Corte. Além de Soraia Mendes, outros nomes como o do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também estão na corrida para uma vaga no STF.
Ela observou, em uma entrevista no Brasil Agora, da TV 247, que sua indicação representaria uma "mudança paradigmática" na composição do STF. "A mudança paradigmática na composição da Corte significa levar até lá uma construção maior do que raça tão somente, maior do que gênero tão somente, e que, na verdade, é uma conciliação daquilo que digo que sou: tenho consciência de gênero, raça e classe. Esse é o ponto fundamental. Meu compromisso, minha história de vida, que não é só minha, é das minhas ancestrais. Sou neta de preso político, filha de um operário sindicalista e de uma empregada doméstica. Tenho que honrar aqueles e aquelas que me antecederam de maneira a dizer que o compromisso como intelectual que sou tem que ser um compromisso de realização de justiça social, que se volta para a contribuição com nosso país", afirmou.
Para a advogada, a possibilidade de uma mulher negra ser indicada para o STF é mais do que simbólica; seria uma mudança que redefine as concepções sobre o que uma mulher negra pode alcançar. "O Presidente Lula disse certa vez, 'eu sou uma ideia', e ele demonstrou isso. Ser uma ideia, não a Soraia, mas a ideia de uma mulher negra chegar ao Supremo Tribunal Federal é uma ideia que ultrapassa inclusive os limites daquilo que se imagina que seja uma mulher negra. É mais do que isso. Tenho muita clareza política do que significa este momento histórico e do que significará uma mudança paradigmática nesse sentido, mas também é bom que se diga: existem perspectivas de direito que nós defendemos e trazemos como uma contribuição para encontrar as melhores respostas. Talvez não sejam as mais perfeitas respostas, mas são as respostas mais adequadas", reiterou Soraia.
Soraia Mendes é pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB; mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; e pós-graduada em Direitos Humanos, pelo Instituto de Filosofia Berthier - IFIBE e Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC. Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: