HOME > Poder

“Política é coisa de mulher”, diz Lula durante posse de Claudia Sheinbaum no México

Avião presidencial enfrenta falha técnica durante retorno ao Brasil, mas problema foi superado

Janja, Lula e Claudia Scheinbaum (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – Nesta terça-feira, 1º de outubro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na histórica cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a assumir a presidência do México. O evento ocorreu no Palácio Legislativo San Lázaro, na Cidade do México, e contou com líderes de diversas nações, incluindo Lula, que participou a convite do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador.

Em entrevista coletiva realizada no país, Lula destacou a importância da presença feminina na política e exaltou as qualidades da nova presidenta mexicana: “Acho que o mundo vai se surpreender com a qualidade da presidenta do México. Ela é uma mulher extremamente preparada, do ponto de vista político e pessoal. Com o jeito dela de fazer política, espero que inspire mulheres em todo o mundo a assumir que a política é coisa de mulher”, afirmou o presidente brasileiro, que ressaltou a necessidade de ampliar a participação feminina nos espaços de poder.

Problemas no retorno ao BrasilApós o término da cerimônia, a comitiva presidencial brasileira enfrentou contratempos no voo de retorno. Conforme informado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave VC-1, que transportava o presidente Lula e sua equipe, apresentou uma falha técnica logo após decolar da Cidade do México. Para garantir a segurança, os pilotos sobrevoaram a região por mais de quatro horas, consumindo o combustível excedente até realizar um pouso seguro no aeroporto mexicano.

Por volta das 22h30, horário de Brasília, a aeronave conseguiu aterrissar sem maiores incidentes. A comitiva embarcou em seguida em um avião reserva, conforme os protocolos de segurança, e a previsão de chegada ao Brasil era na manhã de quarta-feira (2/10).

Fortalecimento das relações Brasil-MéxicoAlém de prestigiar a posse de Sheinbaum, Lula também se reuniu com Andrés Manuel López Obrador na segunda-feira, 30 de setembro, em um encontro que buscou estreitar as relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e México. Durante a conversa, os presidentes discutiram temas como o combate à fome e à pobreza, o fortalecimento da democracia e a cooperação em diversas áreas estratégicas, além da integração latino-americana.

“Essa visita foi motivada pela gratidão que tenho por López Obrador, que me recebeu no México quando eu ainda não estava exercendo meu terceiro mandato como presidente do Brasil. Hoje, temos um comércio que já atingiu o valor recorde de 14,11 bilhões de dólares, e vejo muito espaço para crescermos ainda mais”, declarou Lula, otimista quanto ao futuro das relações bilaterais.

190 anos de parceriaO México ocupa atualmente a sexta posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil, sendo o quinto destino mais relevante para as exportações brasileiras. Este ano marca os 190 anos de relações diplomáticas entre as duas nações, que abrigam as maiores economias e populações da América Latina e Caribe.

No âmbito econômico, Lula também participou de um fórum empresarial organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Consejo Empresarial Mexicano de Comércio Exterior (Comce). O evento, realizado com a presença de cerca de 400 empresas, buscou fomentar novas oportunidades de negócios entre os dois países. Propostas e recomendações do Conselho Empresarial Brasil-México (Cebramex) foram entregues ao presidente brasileiro, destacando as prioridades dos setores privados.

Por fim, a assinatura de um convênio entre a ApexBrasil, CNI e Comce oficializou a cooperação entre as instituições, visando promover missões comerciais e novas oportunidades de investimento entre os países. Outro memorando firmado entre a Embraer e a Federação Mexicana da Indústria Aeroespacial também promete impulsionar o setor aeroespacial, fortalecendo ainda mais a parceria entre as duas nações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados