"Sou contra o teto de gastos. Quem tem responsabilidade, não precisa de teto de gastos", diz Lula
O candidato do PT ao Planalto disse que o teto de gastos "foi aprisionamento que o sistema financeiro fez do governo"
247 - O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (27) que é contrário ao congelamento de investimentos públicos, como determina a PEC do Teto de Gastos. A declaração foi feita durante evento em que recebeu apoios de diversas personalidades da sociedade civil, como ex-ministros, ex-secretários, políticos do PSDB e diversos ativistas pelos direitos humanos.
“Quero que todo mundo saiba: eu sou contra o teto de gastos. E sou contra por uma única razão: o teto de gastos foi o aprisionamento que o sistema financeiro fez do governo. Porque na verdade quem tem responsabilidade não precisa de teto de gastos. Governar é responsabilidade", disse Lula.
"Você tem que ter ao menos essas três coisas para poder governar: credibilidade, estabilidade e previsibilidade", acrescentou.
O petista criticou também o problema da fome no Brasil. "A fome não pode esperar, e nós vamos nos reunir e começar a decidir como fazer as coisas neste país".
O ex-presidente também criticou a falta de transparência do governo de Jair Bolsonaro. "Vou ter que fazer um decreto revogando o sigilo de 100 anos. Não há necessidade. Nem na Segunda Guerra Mundial. Que crime esse cidadão cometeu que decreta sigilo de 100 anos para qualquer coisa?", questionou.
Mais depoimentos
O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim afirmou que "nunca o Brasil precisou tanto do mundo para reconstruir sua democracia, evitar que barbaridades ainda maiores fossem cometidas". "No Brasil está se jogando a sorte do mundo. Aqui se joga uma luta entre a extrema-direita e a civilização. Tudo nos une. Nada nos separada".
O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira também demonstrou apoio a Lula. "Sinto uma coisa importante. Nós estamos com o povo, que precisa dramaticamente de apoio e compaixão".
O ex-deputado federal Gabriel Chalita (PDT-SP) disse que a "compaixão é ter sensibilidade para ver as pessoas que pararam de sonhar, o Brasil começou ver racismo, destruição de figura do outro". "A maturidade de vocês dois vai devolver a alegria ao Brasil".
Ex-secretário de Cultura do estado de São Paulo José Luiz Penna, um dos fundadores do PV, afirmou que o governo "tratou como inimigos". "Precisamos de uma exemplar vitória para que não tenhamos uma experiência deste tipo (Bolsonaro)".
Confira a lista das pessoas que foram ao evento:
André Lara Resende
Aloysio Nunes
José Carlos Dias
Rubens Ricupero
Claudia Costin
Hédio Silva jr
Paulo Sergio Pinheiro
Belisário Santos
Marcio Elias Rosa
Marcos Vinicio Petrelluzzi
Luiz Gonzaga Belluzzo
Eduardo Moreira
Floriano Pesaro
Ariel de Castro
Pedro Tobias
Carlos Penna
Silvio Torres
Eloisa Arruda
Eduardo Viola
Fábio Feldman
Alexandre Schneider
Gabriel Chalita
Luiz Carlos Bresser Pereira
Celso Amorim
João Carlos Meirelles
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: