TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Apesar do STF, coronel Naime alega depressão e decide não ir à CPMI do 8 de janeiro

      Alexandre de Moraes decidiu que o coronel deve ir à CPMI, podendo não responder aos questionamentos. Naime apresentará atestado psiquiátrico à comissão

      Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto (Foto: Divulgação/PM-DF)

      247 - O coronel Jorge Eduardo Naime, que ocupou o cargo de diretor executivo das operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), não comparecerá à CPMI do 8 de janeiro, disseram interlocutores do oficial ao Metrópoles. A oitiva está marcada para esta segunda-feira (26), às 14h.

      O coronel apresentará à CPMI um atestado psiquiátrico alegando depressão. No domingo (25), os advogados de Naime solicitaram ao STF que ele não fosse obrigado a comparecer à sessão. A defesa alegava que o pedido visava proteger o coronel de possíveis "constrangimentos" por parte dos membros da comissão.

      De acordo com fontes ligadas a Naime, o coronel da PMDF não falará à CPMI nem mediante a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes determinou que Naime preste depoimento, podendo não responder aos questionamentos.

      A solicitação para ouvir Naime partiu da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI. A parlamentar destaca a importância de ouvir o coronel em relação à tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, em Brasília, em 12 de dezembro do ano passado. 

      Naime foi preso preventivamente em 7 de fevereiro, durante a quinta fase da Operação Lesa Pátria. Ele e outros policiais detidos pela Polícia Federal estão sob investigação por sua atuação durante os ataques terroristas contra os prédios dos Três Poderes, em Brasília. Segundo informações do Metrópoles, a prisão foi um dos fatores que afetou negativamente a saúde mental de Naime. Em maio, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou o pedido da defesa do coronel e manteve sua prisão. 

      Jorge Eduardo Naime ocupava o cargo de Diretor de Operações (DOP) da PMDF e estava de folga em 8 de janeiro, tendo sido substituído alguns dias antes pelo coronel Paulo José Ferreira. No dia dos atos antidemocráticos, Naime compareceu à Esplanada dos Ministérios, deteve manifestantes e foi ferido por um artefato explosivo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: