Cappelli em defesa de Haddad: 'o mercado especulou descaradamente contra o Brasil'
'Precisamos trocar limites por ousadia', afirmou o presidente da Agência de Desenvolvimento Industrial
247 - O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, publicou nesta quarta-feira (27) uma mensagem para criticar o mercado após o dólar atingir o maior valor da história e o Ibovespa fechar em queda por causa do projeto sobre o pacote fiscal.
"Ataque de pelanca? Vergonha. Bastou a imprensa divulgar que o ministro Haddad vai anunciar a isenção de IR para quem ganha até 5 mil para o tal 'mercado' se jogar no chão, arrancar os cabelos e especular descaradamente contra o Brasil. Precisamos trocar os limites por ousadia", escreveu o dirigente.
O pacote fiscal anunciado por Haddad prevê uma economia de R$ 70 bilhões em dois anos. Em pronunciamento na TV, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou alguns temas como abono salarial, aposentadoria dos militares, emendas parlamentares do Congresso Nacional, salário mínimo e Sistema Único de Saúde (SUS).
A crítica feita pelo dirigente da ABDI aconteceu porque o mercado pode interpretar um pacote fiscal como sinônimo de incerteza. Em consequência, investidores podem querer direcionar seus dólares para o exterior. Se a quantidade de dólar no Brasil diminuir, maior será o preço da moeda norte-americana.
Criado em 1968, o Ibovespa, índice da Bolsa de Valores brasileira, é o principal indicador do desempenho do mercado de ações no país. Quando a pontuação aumenta, significa que subiu o valor das ações de empresas com investimentos na bolsa.
Instituições como a BSM Supervisão de Mercados e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ficam responsáveis pela regulação das negociações envolvendo o mercado acionário.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: