Correia sobre os dois anos dos atos golpistas: apoiadores de Bolsonaro: ‘tentaram acabar com o direito de voto do povo’ (vídeo)
O parlamentar cobrou punição "real e justa" aos participantes das manifestações terroristas
247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) divulgou nesta quarta-feira (8) um vídeo para lembrar os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
“Tentaram acabar com o direito de voto do povo brasileiro. Que a punição seja real e justa”, disse o parlamentar, ao recordar que os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) buscavam impedir a posse do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista venceu aquela eleição com 50,9% dos votos válidos (60,2 milhões), contra 49,1% (58,2 milhões) de seu adversário.
Ministros do STF já emitiram pelo menos 371 condenações por conta das manifestações terroristas, na Praça dos Três Poderes. Novos julgamentos acontecerão.
Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Bolsonaro inelegível devido a declarações golpistas feitas no ano anterior, quando o político da extrema-direita afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não oferecia segurança contra fraudes. Ainda em 2022, o TSE multou o PL em R$ 22,9 milhões por questionar, sem fundamentos, a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Além da decisão da Justiça Eleitoral, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro em três investigações: plano golpista, fraudes em cartões de vacinação e venda ilegal de joias, que, por lei, devem pertencer ao Estado brasileiro e não podem ser incorporadas ao patrimônio pessoal. A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisa os três inquéritos e, caso opte pela denúncia, encaminhará as investigações ao Supremo Tribunal Federal (STF).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: